Primeiramente, se você quer escalar seu negócio então possuir um time de vendas bem preparado é essencial. Portanto, diferença entre o sucesso e o fracasso de seu empreendimento está diretamente atrelada a sua capacidade de vender a sua solução. E é aí que entram os vendedores de alta performance. Hoje mostraremos como contratar e reter esses profissionais fantásticos.
Quem são os vendedores de alta performance?
Pessoas que se encaixam nesse perfil podem ser vistas por muitos gestores como “chatas”: é claro, não são fáceis de administrar. Em suma, são ansiosas para atingir suas metas, sempre buscando mais responsabilidades, mais tarefas e querendo saber mais do que realmente precisam saber. São exatamente essas pessoas que fazem valer cada centavo investido nelas. Estão sempre em busca de desenvolvimento e crescimento, logo, se virem em sua empresa uma oportunidade para ter isso terão o maior prazer em juntar-se a você para atingir o sucesso.
Compõem esse perfil pessoas com duas características essenciais:
Dominantes: Possuem um ego forte que as torna resilientes e capazes de persistirem após receberem as mais variadas objeções, não permitindo que rejeições as impeçam de seguir tentando. Pessoas dominantes gostam de exercer controle, não suportam a inatividade e prosperam em ambientes desafiadores.
Influentes: Exercem empatia, trabalham bem em equipe, são energéticas, persuasivas e são ótimas comunicadoras. Amam pessoas, tendo facilidade de se colocar no lugar do outro e entender seu ponto de vista.
Como contratar e manter profissionais de alta performance?
Para contratar pessoas fora da curva são necessárias propostas fora da curva. Assim também. foque no máximo que o vendedor possa ganhar, atraia-o pela possibilidade de grandes recompensas baseadas em seus resultados.
Em seu anúncio não se prenda a currículo, tempo de experiência ou certificados: o importante é atrair apenas aqueles que são e se sentem os melhores no que fazem, que possuem uma grande autoestima.
Posteriormente na entrevista, siga três passos: relaxe o candidato, examine-o e ataque-o. Como isso funciona? Seja amigável e um bom ouvinte, deixe-o mostrar o que tem de melhor (relaxar).
Busque saber o que os moldou, como eles chegaram até onde estão hoje, o que os inspira e encoraja. Como lidam e já lidaram com pressão, competição e frustração. E por fim, quais são suas referências e influências, buscando as origens de características como as que abordamos acima (examinar).
Leonardo Zappa
SDR