Comportamento corporal aplicado a vendas e prospecção

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A cada situação enfrentada em nossa rotina, é respondida através do nosso corpo. Antes disso, essa informação é processada pelo cérebro que após, gera uma reação (em sua maioria involuntária), desencadeando o que estamos sentindo. No processo de vendas é exatamente o que passamos. O corpo fala através de ações. Ou seja, quanto mais confortável é a situação emocional, você fica mais confiante para se expressar, o que pode gerar facilidade na conversa com seu cliente.

Vamos exemplificar. Você está em seu processo de contato pela primeira vez com um cliente (via telefone), quando é imposto com alguma pergunta que foge daquilo que está programado a responder. Nesse momento é natural recuarmos. Principalmente cruzando os braços ou as pernas, reação de restrição ou negação, podemos até coçar a cabeça para extrair alguma informação. Entretanto, dificilmente vamos conseguir algum resultado positivo. Além da falta de informação referente ao assunto, seu próprio corpo lhe deixou restrito de argumentos para contornar a situação.

O corpo fala sem palavras

Alguns detalhes poderão ser corrigidos como, estar com uma postura correta para não nos abalarmos a essas situações. Evitando olhar para baixo ou estar com os pés direcionado para os lados (seus pés apontam para onde você está focando seu objetivo). Saber como reagir com nosso corpo transmite integridade e domínio do assunto. Evite posicionar seu peito para frente no momento das suas ligações pois gera ansiedade para concluir o que está sendo discutido, podendo atrapalhar seu objetivo na chamada.

Ao se sentir confortável e transmitindo isso, sua autoridade aumenta através da voz. Gesticular irá ajudar a criar maneiras de expressar, sendo uma fonte muito útil também para apresentações. Em nosso dia a dia podemos tornar esses pequenos mecanismos em algo involuntário. Sendo rotineiro a inteligência emocional, imposto situações das quais é necessário não somente seu conhecimento, mas como explicar de forma compreensiva para seu cliente que você é a opção certa. Seu corpo irá te ajudar nesse momento então use a seu favor.

Expressão corporal com o aperto de mão correto!

Definitivamente a melhor maneira de se apresentar e passar credibilidade para seu cliente é com um aperto de mão, firme e olhando nos olhos transmitindo comprometimento. Entretanto ao ligar precisamos representar essa mesma sintonia nos primeiros minutos de ligação, para ter o mesmo resultado que um aperto de mãos. Exemplificando:

“Prazer, Flávia. Meu nome é Sergio, Executivo de Expansão da RP Trader, tudo bem contigo?”

Método que deve ser utilizado também em despedidas, como forma de agradecimento.

“Muito obrigado pela sua atenção, Flávia.Tenha um ótimo dia.”

Certamente, a empatia irá te diferenciar e além de tudo dificilmente alguém não vai querer ouvir o que tem a dizer. Dessa forma, mostrar que estamos dispostos primeiramente a uma conversa entender o momento do cliente para encaixar os diferenciais do produto ofertado, equilibrando o conteúdo expressado e a maneira como falamos.

Por: Sergio Junior


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