Muito mais do que somente uma estratégia de marketing, o branding é uma ferramenta que alavanca sua empresa, e provém crescimentos exponenciais imensuráveis, se aplicado de forma correta.
O que significa Branding?
A grosso modo, Branding é a gestão de marca de uma empresa, com interesse em divulgar sua imagem e ampliar sua reputação. Portanto, pode ser limitado à mudanças no logotipo e identidade visual de uma empresa, e que pode chegar até ações de comunicação segmentadas envolvendo múltiplas empresas de um único grupo.
Mas afinal, por que Branding é tão importante?
Como dito anteriormente, não há um limite para as possibilidades que um Branding bem feito pode apresentar para uma empresa. Poderíamos usar exemplos clichês como Coca-cola, Nike, Google, entre várias outras, mas todos estão cansados de ouvir a história dessas empresas, então vamos nos beneficiar do “jeitinho brasileiro” e falar um pouco sobre as Havaianas.
Nos anos 60, as Havaianas eram calçados voltados para trabalhadores da lavoura do café, e atualmente, no exterior, seu preço médio é de R$120,00 o par (mais de 600% do valor médio da sandália em solo tupiniquim). Então, alinhados com comerciais de TV, divulgação on e offline, o rebranding feito pelas Havaianas não só agregou valor ao produto, assim como ampliou o mercado de atuação da empresa, que passou de nacional (e sertanejo), para mundial (e de grife).
É a partir de informações como esta que podemos avaliar a importância do Branding de uma empresa.
Agora que eu sei o que é Branding, como faço para aplicá-lo?
Em primeiro lugar, sua marca deve obter valores, e, acima de tudo, ser coerente com sua identidade. Possuindo estes pré-requisitos, você deve definir prioridades, e agir de acordo com elas. Ou seja, se adentrar novos mercados é seu desafio, não faz sentido você fazer um rebranding focado em endomarketing, por exemplo…
Entretanto, é mais simples falar do que fazer. Porém, existem alguns passos a serem seguidos que comprovadamente são essenciais para um Branding de sucesso.
Passo 1
Primordialmente, a começar pela sua identidade visual: você deve agregar à sua marca, imagens e valores que passam exatamente a mensagem que você quer transmitir de forma clara e sucinta, sem muito rodeio. Além disso, vai atrair a atenção do consumidor, e muito provavelmente despertará um interesse em sua marca. As cores e simbologias também são muito importantes nessa etapa. Para exemplificar, eu posso falar daquela marca de carros vermelhos com o cavalo, ou do celular da maçã, e até mesmo da hamburgueria com o M amarelo em fundo vermelho, acho que você entendeu aonde eu quero chegar.
Passo 2
Em seguida devemos pensar em um slogan: fazer dele seu maior aliado, induzindo o consumidor a associar uma frase à sua empresa. Além disso desenvolver um slogan não é tarefa fácil, tampouco é uma ciência exata. Na dúvida, mantenha-se no simples e coerente, explorando respostas do público com relação à sua marca e utilizando isso a seu favor.
Passo 3
E é claro que não podemos esquecer da comunicação: transmitir ao público, seja por redes sociais, outdoors ou qualquer estratégia de divulgação e contato com o consumidor, os diferenciais e valores de sua marca, de forma com que, ao comparada com outras, a sua seja a relevante.
Assim, seguindo apenas estes passos, sua empresa estará caminhando para um Branding promissor. Lembrando que acima de tudo, a chave está na transmissão de valores de forma clara, e pegajosa!
Beleza, Branding é tudo isso e mais um pouco. Mas o que tem a ver com vendas?
A resposta é: tudo… e nada! O processo de Branding é relacionado 100% à marca da empresa, sem encostar nos processos de vendas. Porém, o Branding gera um impacto direto no interesse do consumidor, fazendo com que o trabalho do vendedor seja vender, e não se preocupar em agregar valor a cada produto vendido, pois esta etapa já foi muito bem cuidada.
Em suma o Branding chegou para facilitar o trabalho do vendedor, considerando que se o processo foi bem feito, o cliente já conhece sua marca, e já confia nela o suficiente para comprar seu produto sem precisar de muita persuasão.
Enfim, se tudo ocorreu como planejado, o seu maior desafio será contratar vendedores para darem conta da demanda de pedidos!
Por: Guilherme Silva