Contato certo em tempos de crise


Em um período desafiador para o setor comercial, necessitamos adaptar, inovar e o mais importante ser empáticos. O contato certo em tempos de crise tem a finalidade de manter qualidade na prospecção.

Com a explosão do Covid-19, muitas empresas ameaçaram a reduzir suas atividades dentro das organizações. Portanto, para de manter a segurança de seus funcionários, muitas instituições adotaram o modelo de Home office e com isso grande parte da administração e gerência das indústrias estão longe de seus escritórios.

Objeções

Ok, mas como os processos de prospecção B2B foram afetados? A resposta é óbvia! Grande parte das ligações não são atendidas, e quando são, ou a secretária o informa que seu lead não está disponível por causa da situação atual da pandemia (podendo estar trabalhando em casa), ou ele lhe atende. Porém, não tem tempo para atendê-lo.

Entenda como até sua voz pode afetar em suas vedas!

Ciente disso, você deve se preparar para quebrar essas barreiras e chegar ao contato certo em tempos de crise. Abaixo irei listar algumas das estratégias adotadas por mim e meus colegas de trabalho.

Adaptações

  • Ampliar os meios de conexão com o lead: Se ao chegar a secretária, ela lhe dizer que quem você procura não se encontra, está na hora de você aumentar seus horizontes. Procure um outro meio de contato: telefone, Whatsapp, E-mail, Linkedin e etc…
  • Adaptar sua abordagem: Devido a atual situação de saúde mundial, grande parte dos empresários está focado em manter sua empresa de pé. Com isso, é de extrema importância que você demonstre empatia com as circunstâncias em que o seu lead se encontra, ou seja, tente ouvi-ló, pergunte se é um bom momento para conversarem e mostre que você entende o que ele está passando.
  • Direto ao ponto: Uma das estratégias que eu usamos, são perguntas curtas e que passam de maneira objetiva a ideia que eu quero transmitir. Por isso também utilize quando for falar com uma secretária ou um atendente. Afinal, as pessoas estão sem muito tempo!

Acredito que a maior lição que estes últimos dias nós passaram, foi que como um Trader de Vendas você deve se reinventar toda hora (literalmente), anote alguns padrões de comportamento, estude suas próprias ligações para consertar seus erros e aprimorar suas habilidades. Porque sua adaptação deve estar sempre de acordo com a situação do ambiente no qual você prospecta.

Por, Bernardo Kroetz


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