Prospectar é o ato de pesquisar e entender os clientes da base de dados, com o intuito de identificar aqueles que podem ser considerados qualificados, ou seja, que são grandes candidatos a passar pelo processo de venda e se converter em receita para a empresa.
Ao realizar o contato e reconhecer que o lead tem as características de compra que estão sendo buscadas, ele se torna um prospect – contato qualificado.
A prospecção pode ser um trabalho bastante complexo e árduo, uma vez que exige tempo e dedicação do trader de vendas. O processo pode ser descrito em cinco etapas estratégicas que visam aumentar o índice de conversão de leads em prospects.
Primeiras etapas
- Cadastre e liste: : essa etapa inicial surge para aumentar a assertividade na prospecção. Para isso, é preciso estudar as características genéricas que estão sendo buscadas em um lead, como setor, porte e localização. Com essa base e com ferramentas de pesquisa, é possível realizar um recorte de mercado e produzir uma lista de leads que serão prospectados pelo trader.
- Enriqueça seu contato: é preciso entender quem será o decisor, ou seja, quem tomará a decisão de investir ou não naquilo que você está vendendo. Portanto, para essa etapa, é viável utilizar redes sociais, como o LinkedIn, ou realizar breves contatos iniciais com a empresa em busca de informações básicas de contato como nome, e-mail e ramal para um futuro contato.