Antes de definir quais serão as estratégias de qualificação, é preciso saber o que são leads qualificados dentro da prospecção B2B. De forma simples, é um contato que demonstra interesse e tem necessidade do seu produto/serviço, sendo um cliente em potencial para o seu negócio.
Vejamos 10 passos que ajudam na geração de leads qualificados:
1) Definir Nicho
Nesse sentido, definir o nicho que vai prospectar é fundamental para se tornar um especialista e conhecer melhor o mercado de interesse: quais são as suas dores, como sua solução se destaca da concorrência e de que maneira seu produto/serviço pode ajudar a resolver o problema do lead.
2) Definir ICP
O ICP (perfil ideal de cliente), é importante para ajudar a identificar padrões e definir: porte, segmento, localização e ticket médio, por exemplo. Assim, achar o perfil de leads com características adequadas para se tornarem possíveis clientes.
3) Definir Persona
Saber quem é o profissional adequado é essencial para ter conhecimento das necessidades, dores e interesses da persona.
4) Perguntas de Validação
As perguntas de validação são feitas para entender mais a fundo a realidade, expectativas e desafios do prospect, ou seja, essa etapa é importante para o processo de qualificação. Por meio dela é possível saber se o produto/serviço de fato faz sentido e agrega valor.
5) Conteúdos personalizados
Fazer conteúdos personalizados de acordo com o segmento é uma boa forma de despertar interesse e criar conexão com leads qualificados.
6) Landing Page
É uma ferramenta que tem como objetivo atrair e converter leads. Ou seja, através da landing page é possível conhecer o perfil dos visitantes e fazer uma abordagem de prospecção mais personalizada.
7) Automação da prospecção
A prospecção é um processo com diversas etapas. Então automatizá-la com uma ferramenta além de facilitar, auxilia na organização, que é fundamental para criar listas de leads qualificados através das cold calls, follow-up e cadência de e-mails.
8) LinkedIn
O LinkedIn é uma ótima forma de achar leads. Através da rede é possível encontrar informações como: pessoas, cargos, interesses, função e empresa. Vale lembrar que é preciso ter cuidado ao fazer a abordagem, primeiro crie uma conexão antes de sair oferecendo seu produto/serviço.
9) Blog
O blog é um ótimo meio para produção de conteúdos relevantes e de qualidade, para que o lead conheça a empresa e a veja como uma autoridade no assunto. Por consequência o lead fit vai buscar saber mais, podendo ser convertido no processo de vendas.
10) Webinar
Webinar é um seminário online que tem como finalidade falar sobre um tema específico para o público de interesse. A vantagem dessa forma de comunicação é a proximidade e o engajamento com os participantes, e claro, a geração de leads qualificados
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Por, Annelise Poletto
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