A prospecção é o primeiro passo de uma grande caminhada em um processo comercial, e é através dela que são identificados os potenciais clientes.
Para garantir a competitividade da empresa e a sustentabilidade financeira prospectar clientes é um grande desafio, pois se a prospecção de clientes for mal conduzida, todo esse processo acaba ficando comprometido, já que é nessa etapa que o relacionamento entre o potencial cliente e a empresa se intensifica.
Após um resumo onde foi mostrada a importância de prospectar, vamos ver as etapas que são indispensáveis para gerar oportunidades de negócios.
PRIMEIRO MÉTODO: Conheça bem suas soluções, produtos e o mercado em que atua
A primeira etapa é conhecer muito bem as soluções ou os produtos que você deseja vender, e qual será o mercado de atuação.
É necessário estudar bem todas as características, benefícios e até as limitações que possam ter os seus produtos e serviços. Além disso, é muito importante buscar informações sobre as empresas que podem vir a concorrer com a sua e principalmente as tendências do mercado atual.
Apenas assim será possível planejar uma estratégia para despertar o interesse dos prospects e saber lidar com objeções.
SEGUNDO MÉTODO: Estabeleça o perfil do seu cliente ideal
Não é recomendado sair ligando para uma lista de números os quais você não sabe nada sobre eles, ou seja, prospectar qualquer tipo de cliente só vai aumentar o custo de aquisição.
Sendo assim, estabeleça um perfil ideal de cliente, para que assim você consiga direcionar as suas estratégias.
TERCEIRO MÉTODO: Crie uma lista de prospects em potencial
Crie uma lista de contatos com os prospects em potencial e que se encaixam com a sua empresa e suas soluções. Após isso separe-os entre qualificados e desqualificados.
Sendo assim, é necessário que nesta lista contenha todas as informações, como: suas principais necessidades, história da marca, onde se localiza e quais nichos se encaixam.
QUARTO MÉTODO: O primeiro contato é muito importante
No momento de fazer a primeira abordagem com os potenciais clientes, seja por e-mail ou por telefone, busque ir direto ao ponto principal. Acima de tudo, apresente soluções para as dores dos prospects..
Pode ser que não seja no primeiro contato que consiga fazer a venda, mas a intenção já no primeiro contato não é exatamente essa e sim apresentar a empresa, as soluções e produtos, para que assim se dê início a um relacionamento.
Porém, é necessário que esse contato seja mantido, para que consiga seguir com o processo de venda.
QUINTO MÉTODO: coloque a tecnologia a seu favor
A tecnologia é uma grande aliada na procura de novos prospects. Além disso, usando ferramentas online para prospectar é possível deixar esse processo mais fácil.
Algumas ferramentas usadas e muito importante na hora da busca é:
1.CRM
2.Google
3.Linkedin
4.Redes Sociais
5.E-mails
Agora que você aprendeu quais os Melhores Métodos para Prospecção de Clientes, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.
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Por, Débora Fernanda
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