Você sabe o que é um SDR? Entenda a importância de um PRÉ-VENDAS no seu processo comercial.
Leandro Munhoz, fundador e CEO da SuperVendedores, aborda sobre a importância e o papel do SDR (Representante de Desenvolvimento de Vendas) no processo comercial. Então, o que é o Pré-Vendas? O pré-vendas é responsável por buscar novas oportunidades de negócios para a equipe comercial.
Segundo Leandro, é comum que as empresas tenham um o pré- vendedor em dois cenários diferentes: quando a solução é complexa ou quando a organização deseja qualificar as oportunidades.
Quando a solução é complexa, o SDR é o profissional que vai ajudar a definir e auxiliar a equipe em relação a proposta comercial, mas como? Através do seu conhecimento técnico e profundo. Já se o foco dele for a qualificação, normalmente vai trabalhar com uma grande demanda de leads, além disso, deverá qualificar e entregar ao vendedor estas oportunidades, facilitando a venda.
A importância de um PRÉ-VENDAS no seu processo comercial
O pré-vendedor se posiciona como hunter, ou seja, além de fazer as qualificações ele também trabalha com a prospecção ativa. Deste modo, fica responsável por buscar o cliente com perfil ideal, fazer a abordagem, criar a conexão, entender a realidade do lead, para então passar para o closer (fazer o fechamento das vendas).
Um processo comercial estruturado exige um SDR
O fundador da SuperVendas, comenta a importância de uma boa estruturação do processo comercial dentro da empresa, ter um SDR é imprescindível.
Quando não existe isto desenhado, ter um alto volume de leads não basta para que aconteça a conversão das oportunidades em vendas. E o papel do sdr na pré-venda é justamente filtrar, para que o vendedor não perca tempo com leads que não tem o fit e que não estejam no momento certo para a compra.
Diante disso, é fato que o pré-vendedor é fundamental na geração de boas oportunidades que o time de vendas necessita para fechar negócios com qualidade e excelência.
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Por, Annelise Poletto
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