O funil de vendas B2b é a ferramenta ideal para conduzir o seu cliente potencial a chegar na decisão de compra, e para isso é necessário criar a sua própria versão do funil de acordo com o seu processo de venda. As etapas para criar um funil perfeito são as seguintes:
Mapear o perfil do seu cliente em potencial
Para iniciar a criação do seu funil de vendas é necessário o mapeamento minucioso do seu cliente em potencial. Sendo assim, é necessário coletar todas as informações necessárias pesquisando sobre as empresas.
É muito importante nesse processo conhecer o histórico, como está o mercado em que essa empresa atua, quem são seus fornecedores e consumidores atuais, fazendo isso vai saber como realizar a captação de leads.
Gerar leads com conteúdos avançados
É muito interessante produzir conteúdos ricos para atrair seu público como e-books e artigos. Assim o lead se sentirá mais seguro para passar seus dados e quanto mais segurança ele tiver mais aumenta a sua autoridade.
Investir na qualificação contínua
Compradores B2b possuem um processo decisório mais longo porque pesquisam mais informações na internet com mais cuidado e também analisando o ROI. Com isso é necessário investir cada vez mais na fase de qualificação do funil, nutrindo seus leads com informações relevantes.
Uma forma bem interessante é apostar na pré-venda para a qualificação desses leads e enriquecer e nutrir mesmo que seja desqualificados para poder mais para frente resgatar essa oportunidade.
Foque na primeira reunião
É de extrema importância apostar nos seus melhores executivos de vendas para que consiga avançar a etapa final do seu funil, dependendo de qual seja o segmento do lead a reunião presencial é de extrema importância.
Independente de qual seja o formato da reunião é necessário que o executivo esteja munido de informações estratégicas e relevantes.
Feche a venda
Quando finalmente chega a hora de fechar a venda, o que também é um processo demorado por conta de assuntos burocráticos, é necessário que após a assinatura final se inicie um relacionamento de um novo cliente o qual precisa ajustar alguns pontos como entrega, emissão de notas e outros detalhes.
E essa etapa não deixa de ser importante porque em casos de empresas B2b o contato tende a durar por muitos anos, por esse motivo é necessário conquistar uma fidelização.
Agora que você aprendeu como criar um funil de vendas B2B, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.
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Por, Débora Fernanda Moisés
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