INTELIGÊNCIA COMERCIAL : O que é, como e como aplicar na sua empresa

INTELIGÊNCIA COMERCIAL : O que é, como e como aplicar na sua empresa

Sua equipe tem um bom conhecimento, e tem dado a devida importância a Inteligência Comercial aplicada nos processos de vendas? Esse é um assunto indispensável quando se trata dos resultados da área comercial, pois Inteligência Comercial vai muito além de se obter e atualizar leads.

O QUE É INTELIGÊNCIA COMERCIAL?

A inteligência comercial, também é conhecida por inteligência de mercado ou inteligência competitiva. Tem como objetivo entender como é o seu cenário e a melhor forma de atuar nele através de levantamento de contatos e análise de dados. A fim de transformá-los em informações relevantes e ações estratégicas para o negócio, dando apoio às decisões, possibilitando assim que sejam tomadas com menor risco. Esses dados podem ter origem interna ou externa.

Isso já deixa muito claro que se a sua empresa ainda não toma decisões baseadas em Inteligência Comercial, está correndo riscos muito maiores de fazer “apostas no escuro” do que os concorrentes que o fazem.

COMO APLICAR NA EMPRESA?

Entre alguns dos passos básicos, objetivos, e indispensáveis para a aplicação da Inteligência Comercial nas empresas estão:

  • Segmentação do time (muito importante que as tarefas sejam direcionadas a fim de que cada profissional tenha foco nas atividades a serem desempenhadas);
  • Analisar o mercado (acompanhar o mercado de atuação, notícias, rankings, e índices de forma recorrente);
  • Identificar o perfil de cliente ideal (quais as dores que podem ser sanadas, qual o decisor a ser abordado, porte etc);
  • Ter uma boa ferramenta de prospecção (escolher um bom CRM para administração dos dados facilita muito o dia a dia dos profissionais já que é possível acompanhar todo o histórico do contato e ter fácil acesso as informações do lead); 
  • Frequência no contato (conforme alguns estudos 8 tentativas de interação com o lead são essenciais para converter ou não o mesmo, sem contar que após a conversão o mesmo deve ser acompanhado de perto).

Desenvolver e aplicar a Inteligência Comercial tem mudado a realidade dos resultados de muitas empresas, vale ressaltar a necessidade de constantemente parar, analisar e otimizar os processos quando necessário.

Agora que você já sabe o que é inteligência comercial, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.

INTELIGÊNCIA COMERCIAL
INTELIGÊNCIA COMERCIAL – Fonte: RP Trader

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Por, Roberta Lopes

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