Sua equipe tem um bom conhecimento, e tem dado a devida importância a Inteligência Comercial aplicada nos processos de vendas? Esse é um assunto indispensável quando se trata dos resultados da área comercial, pois Inteligência Comercial vai muito além de se obter e atualizar leads.
O QUE É INTELIGÊNCIA COMERCIAL?
A inteligência comercial, também é conhecida por inteligência de mercado ou inteligência competitiva. Tem como objetivo entender como é o seu cenário e a melhor forma de atuar nele através de levantamento de contatos e análise de dados. A fim de transformá-los em informações relevantes e ações estratégicas para o negócio, dando apoio às decisões, possibilitando assim que sejam tomadas com menor risco. Esses dados podem ter origem interna ou externa.
Isso já deixa muito claro que se a sua empresa ainda não toma decisões baseadas em Inteligência Comercial, está correndo riscos muito maiores de fazer “apostas no escuro” do que os concorrentes que o fazem.
COMO APLICAR NA EMPRESA?
Entre alguns dos passos básicos, objetivos, e indispensáveis para a aplicação da Inteligência Comercial nas empresas estão:
- Segmentação do time (muito importante que as tarefas sejam direcionadas a fim de que cada profissional tenha foco nas atividades a serem desempenhadas);
- Analisar o mercado (acompanhar o mercado de atuação, notícias, rankings, e índices de forma recorrente);
- Identificar o perfil de cliente ideal (quais as dores que podem ser sanadas, qual o decisor a ser abordado, porte etc);
- Ter uma boa ferramenta de prospecção (escolher um bom CRM para administração dos dados facilita muito o dia a dia dos profissionais já que é possível acompanhar todo o histórico do contato e ter fácil acesso as informações do lead);
- Frequência no contato (conforme alguns estudos 8 tentativas de interação com o lead são essenciais para converter ou não o mesmo, sem contar que após a conversão o mesmo deve ser acompanhado de perto).
Desenvolver e aplicar a Inteligência Comercial tem mudado a realidade dos resultados de muitas empresas, vale ressaltar a necessidade de constantemente parar, analisar e otimizar os processos quando necessário.
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Por, Roberta Lopes
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