O dia que parei de vender do jeito velho | Fred Rocha | TEDxIbituruna
O mundo não é mais o mesmo, estamos em constante mudança e isso afeta diretamente o processo de vendas. Como então acompanhar tais mudanças e progredir em suas vendas?
Pelo menos 3 tipos de mudanças no mundo das vendas precisam ser levadas em conta: Preço, independência do consumidor e intangíveis. Vamos falar brevemente o que mudou nessas 3 áreas.
Preço
O preço não é mais a grande percepção do valor do produto. Não faz mais sentido empurrar um produto ao consumidor por ser o mais barato, esse cliente não vai voltar se você não gerou um valor real na vida dele.
Independência do consumidor
Tempos atrás associava-se qualidade de vida a morar próximo do comércio, ter tudo em fácil acesso. Hoje não é mais assim, o consumidor não tem necessidade de ir até uma loja física para conseguir o que quer.
Intangíveis
Definíamos o sucesso do negócio de acordo com os bens tangíveis, grandes nomes, grandes prédios ou muitas filiais. Essa não é mais uma realidade. Passamos do ver para crer ao crer para ver.
Então temos um novo cenário: O consumidor não compra pelo preço, não precisa ir até minha loja para comprar e não ta nem ai pro tamanho do meu prédio. E agora?
Crie uma empresa para ajudar pessoas e não para ganhar dinheiro. Acredite, uma vez que você gera valor real aos consumidores, o dinheiro é consequência do negócio, e é assim que deve ser; consequência e não finalidade. Pense em como o seu negócio pode ajudar alguém.
Fred Rocha cita uma frase mágica: ”A gente só ganha dinheiro resolvendo os problemas dos outros.”
Por exemplo, se dona Maria quer ter uma pousada para ganhar dinheiro ela vai ter só mais uma pousada. Mas se Dona Maria quer ter uma pousada para que as pessoas se sintam em casa, ela vai buscar diferenciais que tornem isso possível. Dona Maria não será só mais uma dona de pousada, ela vai estar gerando boas experiências criando conexões com seus hóspedes, eles voltarão.
Pequenas inovações não estão relacionadas à tecnologia, mas a pessoas. Você não precisa de grandes inovações tecnológicas. A tecnologia na verdade é para vender mais e melhor, é uma forma de levar o seu objetivo as pessoas. Não se preocupe em falar de você e sua empresa,isso não importa, me conta o que você faz pelas pessoas! Leve esse valor a elas.
Lembre-se, vendas é uma relação humana. Preocupe-se com as pessoas e elas se preocuparão com você.
Veja essa matéria na íntegra no vídeo abaixo:
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Por, Emilly Paz
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