Qualificar leads: conheça as melhores técnicas

Qualificar leads conheça as melhores técnicas

Chamamos de leads todo cliente, ou empresa em potencial que pode gerar uma boa oportunidade de negócio. Porém, apenas ter um grande volume de leads não é garantia de muitas vendas. Como então garantir negociações previsíveis? Acompanhe esse artigo e conheça as melhores técnicas para qualificar leads. 

Tenha traçado um perfil de cliente ideal e vá atrás dele. Pois, a qualificação garante que o closer não perca tempo em reuniões que não levarão a lugar algum. Além de estar dentro do perfil pré-estabelecido, existe a necessidade de educar o lead pois só assim ele estará de fato qualificado. Usaremos o framework SPIN SELLING: Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solução para nos ajudar.

Situação

É bem verdade que um bom vendedor precisa conhecer bem a sua solução e acreditar nela, mas não adianta oferecer um bom produto se não for a necessidade do meu prospect. Antes de falar diretamente do produto, procure entender qual o cenário dentro da empresa em que situação ela se encontra. Eu entendo que meu produto soluciona determinado problema, mas será que esse é um problema do meu prospect atualmente? Ele tem um time interno focado em resolvê-lo? Outra empresa já está oferecendo o mesmo serviço, ou um serviço similar para ele?

Problema

Durante a conversa, por meio de uma escuta ativa você será capaz de identificar os problemas da empresa. Mas isso não quer dizer que o lead já identificou, por isso mostre os problemas e como podem atrapalhar o seu processo comercial.

Implicações

Uma vez que você percebe que pode sim alavancar os resultados daquela empresa, ajude seu lead a concluir o mesmo. Faça para ele perguntas que o leve a ver as implicações de não implementar a solução correta.

Necessidade de Solução

Faça-o ver o que pode acontecer se não resolver aquele problema o quanto antes. Além disso, mostre o quanto isso impactaria na receita da empresa, ou até mesmo na sua credibilidade no mercado. Ou seja, gere urgência em solucionar.

Após qualificar corretamente o lead, essa é a hora de passar o bastão. Manter ativo esse processo vai aumentar a produtividade da sua empresa, ou seja, vai otimizar tempo e gerar maior previsibilidade.

Agora que você aprendeu as melhores técnicas para qualificação de Leads, não deixe de acompanhar tudo sobre prospecção e vendas B2B em nosso blog. A RP Trader é a maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Por isso preparamos toda semana conteúdos novos no nosso blog, para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.

Assista o vídeo abaixo e veja as dicas do nosso CEO Rafa Mendes.

Qualificar leads: conheça as melhores técnicas – Fonte: Rafa Mendes

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Por, Emilly Paz

Quer saber mais sobre como funciona a prospecção terceirizada na RP Trader, então leia: 8 diferenciais da RP Trader na prospecção terceirizada


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