Já não é novidade que as vendas são o motor de qualquer empresa, sem elas não há como custear a operação ou mesmo investir em novos projetos, ou seja: ou você vende, ou alguém irá vender no seu lugar!
Se o seu objetivo, além de se manter, for crescer, é indispensável pensar em maneiras eficientes de alavancar suas vendas sem necessariamente aumentar suas despesas. Pensando nisso, desenvolvemos alguns insights para você refletir e aplicar no seu negócio, confira:
As pessoas mudam, e as personas também
Flávio Augusto, fundador da Wise Up e um dos maiores especialistas em vendas do Brasil tem uma frase muito icônica: Estabilidade não existe!
Isso implica dizer que o mercado está em constante transformação, e uma posição confortável agora não garante o mesmo no futuro. Sem uma reflexão estratégica em relação ao seu produto, você pode acabar ficando para trás.
Para fazer isso, um dos pontos primordiais é olhar para o seu público-alvo, mais especificamente para sua persona. Será que as características, sejam demográficas, comportamentais ou psicográficas que você definiu para moldar seu plano de marketing permaneceram as mesmas ao longo do tempo? E se não, o que mudou? Quais as mudanças em relação ao seu produto e a sua metodologia de vendas poderiam ser feitas para maximizar os resultados?
Essas perguntas são muito importantes para começar, e a resposta para elas vem com uma análise profunda dos seus clientes. Por isso, nunca esqueça de coletar e organizar dados que podem te ajudar a modelar o perfil de cliente periodicamente.
Nunca se esqueça do Benchmarking e do Networking
Quem trabalha com vendas sabe que ninguém faz nada sozinho. Tudo o que construímos, seja pessoal ou profissionalmente, está baseado em referências que desenvolvemos no convívio social e nos negócios. Muitas pessoas, frente a um problema, insistem em querer reinventar a roda, querem ser inovadoras, disruptivas e originais, mas acabam cometendo erros básicos.
A inovação em vendas não tem a ver com criar algo do zero, mas sim aperfeiçoar o que já existe, adaptando a sua realidade. É aí que o benchmarking entra, esteja sempre atualizado em relação as ações das empresas do seu setor, pesquisa, compare e reflita o que faria ou não sentido para o seu contexto atual. Vale sempre a máxima, errar é importante para aprender, mas se puder aprender com os erros dos outros, melhor ainda.
Para facilitar nesse processo, mantenha também uma boa rede de contatos, tanto dentro como fora da empresa. Isso irá expandir sua capacidade de criação e adaptação, além de facilitar parcerias comerciais que podem render muitos frutos.
Endomarketing: Os colaboradores são o espelho da empresa.
Por muito tempo o marketing foi visto apenas como publicidade externa, com foco em atrair e engajar o cliente. Apesar de isso continuar sendo o objetivo, essa visão de mão única já está ultrapassada. Mas por quê?
Bom, vamos imaginar o seguinte cenário: Você criou e implementou uma campanha de marketing perfeita, tudo correu bem e o seu e-mail comercial está até travando de tantos pedidos de orçamento e clientes pedindo orientação. Porém, nenhum esforço foi feito para engajar as pessoas da sua equipe, elas apenas fazem suas tarefas rotineiras, não tem noção do que está acontecendo num panorama geral, não sabem muito bem quais são os valores e a missão da sua empresa, afinal isso só estava escrito em um papel ou no site…
Enxerga o problema aqui? Será que os possíveis clientes serão bem atendidos nessa situação?
O Endomarketing vem justamente para trazer esse engajamento interno, fazer com o os colaboradores tenham uma visão sistêmica da empresa, e não apenas de seu setor. Ele é fator crucial para a criação de uma cultura organizacional eficiente. Quando se fala em setor comercial, sua equipe de vendas é o elo entre sua empresa e o cliente, e eles devem ter a capacidade de transmitir a cultura da empresa em toda negociação que for realizada.
Crie e confie no processo!
Na hora de vender, o talento e a esforço tem sua importância. Mas de nada adianta ter uma equipe de super vendedores se cada um deles trabalhar de uma forma diferente, sem uma metodologia estabelecida inclusive nas rotinas individuais.
Uma metodologia nada mais é do que um passo a passo de qual ação tomar em determinada situação.
Dentro do processo comercial, é essencial definir um método para a sua empresa. Ela deve estar alinhada com os objetivos organizacionais, sendo personalizada de acordo com as particularidades do seu negócio. Dessa forma, infelizmente não existe fórmula mágica, é tentativa, erro e adaptação.
Existem muitos métodos cientificamente comprovados e que dão resultado. Aqui no nosso blog temos muito conteúdo relacionado ao método da receita previsível, por exemplo, que surgiu no vale do silício e vem rendendo bons frutos aos adeptos.
Aposte no Outbound
O marketing realizado de maneira ativa, que antigamente era visto como frio e pouco pessoal, vem se transformando nos últimos anos, além disso, ficou mais personalizado e eficiente. Inverso do inbound, onde são desenvolvidos conteúdos para atrair a atenção para o seu produto, o outbound tem como objetivo a busca pelo cliente de maneira direta, entendendo suas necessidades e oferecendo uma solução para um problema real.
A principal vantagem é a possibilidade de filtrar e qualificar os leads de primeira, diferente do inbound, onde caem muitos peixes na rede, mas nem todos podem ser aproveitados. É um processo trabalhoso, mas se feito da maneira correta, gera excelentes resultados.
O método da receita previsível, comentado anteriormente, trabalha justamente na lógica outbound, potencializando a pré-venda e gerando leads já qualificados e interessados no seu produto, para que seus vendedores possam focar nas melhores oportunidades sem perder tempo. Se o seu negócio for B2B, pode ser uma excelente opção para alavancar suas vendas.
Assista as dicas do Rafa Mendes – CEO da RP Trader.
Nós da RP Trader otimizamos este processo de forma profissional, para entregar somente aquele lead qualificado e uma prospecção digna de vir da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil. Então, faça com a melhor e tenha certeza que vai vender mais em 2022.
Está cansado de perder tempo fazendo uma Prospecção que não está sendo assertiva para o seu negócio? Então fale conosco e descubra como a RP Trader pode ajudar a alavancar as suas vendas!
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Por, Crystian Vermondes
Quer saber mais sobre como funciona a prospecção terceirizada na RP Trader, então leia: 8 diferenciais da RP Trader na prospecção terceirizada