O Marketing é um fator fundamental para a venda de um determinado produto, uma vez que este atrai o desejo do consumidor para o seu produto ou serviço.
1ª Etapa: Foco no Produto
A princípio, em um primeiro momento, o Marketing consistia em um foco apenas no produto, o que chamamos de “massificação”, onde o item a ser vendido possuía apenas um fator utilitário. Podemos dar o exemplo da Volkswagen em relação aos fuscas no Brasil, sendo extremamente popular nos anos 50/60.
Quanto as vendas, como o foco era apenas no produto, então não havia muita atenção aos desejos específicos dos consumidores, seguindo a lógica de “um produto se venderá por si só” e posteriormente com a lógica da propaganda para convencer os consumidores a comprarem. A ideia de “American Way of Life” nos Estados Unidos exemplifica bem isso, onde as propagandas implicavam praticamente uma padronização do consumo da classe média americana.
2ª Etapa: Foco no Consumidor
Em um outro momento, o Marketing passa não apenas a seguir a ideia de massificação como também procura se adaptar. Segmentando e focando nos diversos mercados consumidores que podem estar ao redor do produto. Como a Coca-Cola disponibilizando versões light e diet de seus refrigerantes, buscando atender demandas específicas.
Portanto, como consequência, ocorre uma expansão maior nas vendas, uma vez que era possível trazer produtos mais específicos para os diversos nichos.
3ª Etapa: Foco nos Valores
Posteriormente a segmentação em micro nichos realizada pela etapa anterior, ocorre o “marketing de micro nichos”, e o que isso significa? Significa agregar valor a um produto, ou seja, agora não se trata apenas dos produtos, mas o que eles podem significar, trazendo valores para sua marca a fim de criar uma conexão com o consumidor. A Starbucks atualmente possui um posicionamento que reflete bastante esse ponto, possuindo a missão de “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, um copo e uma vizinhança por vez. ”
Atualmente, com a era da digitalização, o Marketing novamente se transforma e se adapta. Buscando uma interação tanto on-line quanto off-line com os consumidores, com a proposta de engajá-los. Da mesma forma, hoje as grandes empresas ganham muita credibilidade se instrumentalizando das redes sociais para chegar ao seu mercado.
Como me adaptar ao novo Marketing?
Após observar essas etapas, fica claro que muitas empresas (principalmente no Brasil) atualmente vem sofrendo muito com essas adaptações. Uma vez que o mundo atual é caracterizado por ser constantemente incerto, havendo necessidades estratégicas tanto no em relação a análise de marketing quanto táticas e mudanças operacionais no setor de vendas para que haja sucesso.
É nesse ponto que entram as agências de marketing (digital e off-line). Juntamente com as táticas de prospecção realizadas pela Receita Previsível, uma vez que ambos olham para as demandas externas e internas para formular a melhor abordagem para a empresa. De um lado, a agência vai divulgar e posicionar a empresa dentro do contexto em que ela está inserida. E por outro lado, o setor de prospecção e vendas vai entrar em contato com os mais diversos nichos e buscar criar uma conexão com os consumidores.
Por: Gil Fonseca