Marketing para Startups, por que investir?
Publicado em: 11 de junho de 2019
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Antes de te contar um pouco a importância do Marketing para StartUps, vamos voltar alguns passos. Você já parou pra pensar o que é Marketing?
Segundo o dicionário Michaelis, Marketing é um conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado. Ou seja, é a união de estratégias e estudos aplicados para divulgação, venda, fortalecimento de um produto, marca, serviço, mercadoria para um público determinado. Marketing vem do market, que traduzido do inglês significa mercado.
Agora que entendemos qual é seu significado, vou te explicar um pouco sobre o seu valor. Qualquer empreendedor sabe, lá no fundo, que em algum momento será necessário investir em redes sociais, divulgação, propagandas. Mas essa verdade vale também para as Startups? Empresas que, como o nome já sugere, acabaram de iniciar seus modelos de negócio e que provavelmente estão gerando pouca, ou nenhuma receita ainda?
A resposta vem de uma outra pergunta. Pense rapidamente: quais são seus principais objetivos no momento? Se entre eles está o aumento da renda, ganho ou lucro, a resposta para pergunta do parágrafo anterior é sim! O investimento em Marketing para Startup não é só válido, como essencial para o seu crescimento.
Mas quanto preciso investir em Marketing para StartUps?
Depende. O Marketing é muito amplo e te dá infinitas possibilidades. Além disso, a definição do seu público influencia totalmente na escolha da estratégia correta para investir. Mas para te ajudar, abaixo vou explicar 3 vertentes do Marketing que podem ser trabalhadas.
Marketing Tradicional para Startups
Como o nome já diz, é o conjunto de estratégias de comunicação clássicas, que envolvem propagandas, anúncios em Televisões, Rádios e toda mídia offline (impressa). Na maioria dos casos ela aborda o usuário em um momento de lazer e não tem uma segmentação tão específica, sendo muito utilizada para atingir a massa.
Para campanhas de Branding, onde o objetivo é reconhecimento e visibilidade, ela oferece grandes vantagens, pois alcança um número grande de pessoas com uma única peça/veiculação.
Com o crescimento do Digital, o Marketing Tradicional precisou se adequar para não sair totalmente do jogo, então é possível conseguir custos acessíveis de mídia para Startups e pequenas empresas.
Marketing Digital para StartUps
Há alguns anos já ganhando força e crescendo no Mercado, o Marketing Digital engloba toda comunicação feita no ambiente online. Incluindo estratégia para redes sociais, sites, blogs, vendas online e SEO, com o objetivo de divulgação e captação de Leads.
Em dezembro de 2018 o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou que 69,8% da população brasileira possui conexão com a internet, ou seja, mais de 140 milhões de brasileiros acessam a rede. Por isso é possível entender como é importante estar presente no online.
Uma das vantagem do Marketing Digital, é a facilidade de segmentação do público, deixando sua Campanha extremamente assertiva, encontrando o usuário por hábitos, interesses, geolocalização e buscas. Ainda como vantagem, no ambiente online quase 100% das ações são mensuráveis e muitas delas em tempo real, o que é muito legal para entender o comportamento do usuário.
Endomarketing para Startups
São ações internas que tem como objetivo a satisfação e aumento de produtividade dos funcionários. Ao pensar em Startup, vem em mente uma empresa descolada, com pessoas jovens e que adoram “trampar” lá, né? A Cultura Empresarial nas Startups é uma característica muito presente e uma das formas de criá-la é com o Endomarketing.
Você já ouviu falar no selo Good Place to Work? Nada mais é que um Programa de Certificação que tem como objetivo ter um diagnóstico bem fidedigno do clima organizacional e a percepção dos colaboradores em relação à sua empresa, para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e também contribuir para a sociedade, como a própria GPTW se coloca.
Porém há diversas opções com custos mais baixos para trabalhar o Marketing institucional interno das Startups, desde brindes até atividades motivacionais, trocas de experiências e valorização dos trabalhos individuais e em grupo. É uma frente muito legal que a minoria das empresas trabalha, podendo ser um diferencial.
Dica importante
Uma das suas primeiras ações, antes de escolher onde investir, é a definição clara de qual é sua persona (público-alvo). É uma construção um pouco demorada, porém será sua base para a definição dos primeiros passos, qual vertente do Marketing é mais interessante para o seu negócio e onde atuar.
Onde estão concentradas as Startups do país?
As principais Startups estão situadas no Sudeste (59%) e no Sul (23%) do país, segundo a Associação Brasileira de Startups, a ABStartups. Temos aproximadamente 12.761 Startups pelo Brasil espalhadas por 575 cidades, você pode encontrar os dados mais atualizados aqui. Abaixo cito algumas cidades promissoras que já contam com diversas Empresas inovadoras em diferentes setores como E-commerce, Agronegócio, Educação, Vendas e Marketing, entre outras.
Com um dos maiores PIBs do Paraná, Maringá é uma cidade inovadora e que vem ganhando muita visibilidade de empresários e investidores nos últimos anos. A cidade conta com um total de 49 Startups nos Mercados de Atuação Mobile, E-commerce, Varejo, entre outros.
Startups em Londrina
Com uma população que já passa dos 500 mil habitantes, Londrina conta com um total de 69 Startups, sendo a sua maioria com produtos ou serviços voltados para público B2B.
Startups em Curitiba
A capital mais fria no país tem um total de 370 Startups, 44% usando o modelo de Negócio SaaS e 18% Marketplace. Por ser considerada uma cidade inovadora, tem muita possibilidade de crescimento e abertura de novos Mercados de atuação.
As opções de Startup e cidades para atuação são inúmeras. O que indico é ter foco, comprometimento, ser organizado e investir em Marketing. 😉
Boa sorte e conta pra gente qual tipo de Marketing para StartUps encaixa melhor pro seu negócio, vamos trocar figurinhas!
Fontes: StartupBase, ABStartups, Prefeitura de Londrina, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
Os números citados podem variar pois nem todas as Startups preencheram todas as informações.
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Sócia e COO do Ninho, ou seja, faço a produção rodar (no bom sentido 😉). Formada em Design e pós graduada em Comunicação Online, sempre fui apaixonada por tecnologia, cachorros e comida! Com mais de 10 anos na área, estou sempre em busca do aperfeiçoamento na Gestão de Projetos, Criação de Processos e Experiência do Usuário (UX).
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