Você sabe a diferença entre branding e marketing digital?
Publicado em: 3 de agosto de 2021
Antes de mais nada, você precisa entender o que é marketing de maneira geral. Entenda a diferença entre branding e marketing, e vendas também. Desta forma, você vai conseguir entender bem a diferença e as particularidades entre estes conceitos. Antes de tudo, começando do mais básico: você sabe o que é marketing?
O marketing nada mais é do que uma estratégia para otimizar os lucros. Ou seja, tudo aquilo que é feito para atender as necessidades dos consumidores e que utiliza campanhas publicitárias, estratégias de design, entre outros, é marketing. Tudo aquilo que é feito para otimizar lucros e também conquistar o consumidor, é marketing.
O marketing digital é primordialmente o marketing que utiliza meios digitais na comunicação. Mais abaixo vamos explicar em detalhes como funciona para você entender melhor.
Da mesma forma é importante entender que tanto o marketing digital, o branding e as vendas são mecanismos que existem para impulsionar o seu negócio se executados do jeito certo. E muito provavelmente o seu negócio ou marca já fazem alguma ação neste sentido.
Que tal profissionalizar e deixar as suas estratégias mais certeiras? Entenda abaixo como tudo funciona.
Tudo sobre a diferença de branding e marketing digital
Para que você entenda a diferença entre branding e marketing, de antemão é preciso saber que existe uma discussão sobre o que surgiu antes. Em contrapartida existem muitos estudos sobre o assunto, muito debate, mas quem surgiu antes foi o branding.
Mas o que é branding?
- Sabe quando você pensa na Apple e lembra de tecnologia na hora?
- Quando abre uma lata de Leite Moça e vem aquele gostinho de infância?
- E quando passa o café da sua marca favorita e se sente pronto para começar o dia?
- Tudo isso é branding!
Branding nada mais é do que as ações alinhadas ao propósito da sua marca. É o branding que faz a sua logo trazer uma sensação específica, despertar uma memória, tudo que engloba a sua marca é branding. Esta é a diferença entre branding e marketing.
- A fonte escolhida para o cartão precisa transmitir algo. E isso é branding.
- O jeito que você escreve os posts da sua marca nas redes sociais é branding.
- O branding é mais que o seu produto, é o seu valor expressado por meio de símbolos.
Branding e suas preferências
E mais: a grande maioria dos consumidores preferem marcas que se conectem com eles e que tenham um propósito em comum. Como resultado é isto que o branding faz, ele cria uma conexão entre o público e o produto, promove boas experiências, traz identificação.
Marcas que contribuem com a sustentabilidade, como O Boticário, vende mais do que uma marca que não dá valor à consciência ambiental. Isso faz o público enxergar valor naquele produto, muito mais que preço.
Por isso, vale a reflexão: como está o seu branding?
3 dicas para vender mais com branding e marketing digital
Com o uso correto das ferramentas de marketing digital você e a sua marca podem vender mais. É fácil? Não é. Requer estudo? Sim! Mas a gente vai explicar como algumas ferramentas básicas funcionam para você entender o que está ao seu alcance.
E-mail marketing, porque ele funciona
Desde já você precisa saber que o e-mail marketing é uma ferramenta muito eficaz de marketing digital. Nele você consegue atingir um público certeiro e alinhado com a sua marca por meio de ferramentas desenvolvidas especialmente para este fim. Bem como medir os resultados (e isso é muito importante).
Você vai conseguir saber quem abriu o seu e-mail, quem leu, quem clicou, e com isso selecionar o público até atingir aqueles que realmente vão comprar. Porém, não é uma ferramenta fácil de usar.
Você vai precisar de um designer para criar uma arte, um jornalista ou redator para escrever o texto, um profissional para programar o envio e medir o resultado. Mas dá resultado, pode acreditar!
Invista nas redes sociais com branding e marketing
Você acha que as redes sociais são o futuro do marketing? Você está enganado, porque elas são o presente! Por isso é preciso entender a diferença entre branding, marketing digital e vendas. Não adianta, toda empresa precisa estar nas redes sociais. Mais do que simplesmente estar, é preciso estar presente.
Fotos caprichadas, textos bem escritos com informações de contato organizadas e de fácil acesso, entre outras coisas. O branding é muito importante para o sucesso das redes sociais, pois é ele que vai dar a “cara” do seu negócio.
A vitrine do que você vende são as redes sociais. Um Instagram com fotos feias, textos mal escritos, com erros ortográficos, sem interação com os seguidores transmite a ideia de que a sua empresa não é séria.
E quem vai querer comprar de uma empresa que não é séria? Definitivamente, ninguém. Por isso, trate as suas redes sociais com todo o cuidado que elas merecem.
Mantenha um site ativo e atualizado
Hoje em dia muita gente acredita que os sites não são essenciais, mas isto é um engano.
Um site atualizado, moderno, com boa navegabilidade e onde o consumidor encontra rápido o que procura faz toda a diferença nas vendas. Isso é marketing digital! Afinal, você compraria algo de uma empresa que nem um site tem? Acho que não, né.
Portanto, todo capricho no site. Contrate uma empresa com experiência no mercado para construir o seu site, pesquise o que a concorrência está fazendo, pense com carinho em tudo que o seu consumidor busca.
E mais, para anunciar no Google, os famosos Google Ads, é preciso ter um site. O seu anúncio precisa estar vinculado a um site, então nem pense duas vezes: faça um site.
Você precisa ter uma estratégia completa de marketing digital. Em suma: quer vender mais? Invista no marketing digital.
Leia, estude, procure informações e não tenha medo de contratar um profissional ou uma agência especializada em marketing digital. Entenda de uma vez por todas a diferença entre branding e marketing digital.
A profissionalização vai fazer toda a diferença para o seu negócio. Alinhar um branding elaborado e persuasivo dentro da sua estratégia de marketing digital vai refletir no seu sucesso em vendas. Não tem erro, para vender mais é preciso investimento.
Quer saber mais sobre como alavancar as suas vendas? Vamos conversar. A gente vai adorar explicar como funciona. Basta preencher os campos abaixo e entraremos em contato!
Compartilhe esse conteúdo:
Deixe seu comentário