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O que é Funil de Vendas?

Publicado em: 4 de abril de 2022

O que é Funil de Vendas?

Um funil de vendas é uma estrutura que define etapas para chegar a um objetivo final, que é a aquisição de clientes. Se fosse definido em uma palavra, seria a jornada do cliente até a compra de um determinado serviço ou produto. 

Ele contempla desde o primeiro contato, até a última etapa de finalização, através de uma compra. Um funil de venda é personalizável. Ou seja, ele se adequa a necessidade da sua empresa, mas seguindo uma lógica. 

Qual a função de um funil de vendas? 

Além de definir a trajetória que o cliente ou potencial cliente percorrerá, um funil também serve como forma de medir resultados e encontrar problemas no meio do caminho. Ou seja, se em alguma das etapas o cliente não está “avançando”, significa que ali pode existir um problema. 

Apesar de ser adaptável a cada empresa, possui fases com atividades tais como:

  • Prospectar cliente – Esse é geralmente o primeiro passa do funil, em que são mapeados onde estão e quem serão os clientes.
  • Apresentar o produto – Nessa segunda fase, o cliente em potencial está conhecendo o produto. Existem diversos meios para isso: redes sociais, anúncios, ligação, e-mail etc.
  • Quebrar as objeções – Aqui são tiradas as dúvidas que impedem o cliente de finalizar a compra ou chegar até o final do funil.
  • Fechamento do negócio – Aqui é a última etapa, e caso a compra e venda se concretize, significa que o cliente cumpriu toda a jornada do funil de vendas.

Dessa forma é possível guiar resultados e mensurar os números de vendas.

Quais são os tipos de funil de vendas?

Você pode encontrar diversos tipos de funis de venda, que variam de acordo com a finalidade. Alguns deles são: 

  • Funil com foco na nutrição de leads: Nesse modelo a meta não é quantidade de clientes (leads) e sim acompanhar eles até o final do funil, nutrindo essa pessoa com informações relevantes e que influenciam na decisão do cliente.
  • Funil de vendas focado em leads qualificados –  Nesse modelo a meta é ter leads de qualidade, e não focar na quantidade. Dessa forma é necessário dar uma atenção maior a abordagem desse público.
  • Funil de encantamento e venda direta: Nesse modelo é oferecido um conteúdo grátis, como e-book ou webinar para o lead em troca de dados. Dessa forma, você capta o contato e faz algum direcionamento posterior.

Marketing e Funil de Vendas

Um funil de vendas não necessariamente está associado ao marketing, porém, quando associado, pode trazer um excelente retorno. Existem duas distinções importantes para você entender:

  • Growth Marketing – O Growth Marketing é o uso do marketing em todos os estágios de um funil de vendas. Ele ajuda a impulsionar e trazer ainda mais resultados através de ferramentas específicas. 
  • Marketing digital  – O uso do marketing digital acontece geralmente nos dois primeiros passos de um funil de vendas “comum”, principalmente para a captação de leads, por exemplo, através do Instagram, anúncio em redes sociais e conteúdos em blogs. 

Ainda está com problemas em entender o funil de vendas do seu negócio? Nós podemos te ajudar!

Como o Ninho Digital atua com funil de vendas?

No Ninho Digital nós te ajudamos não somente a entender qual é a proposta do seu negócio, mas também como você pode aumentar suas vendas e qual é o caminho ideal para você chegar em bons resultados.

Fazemos isso através de um guia tático, que é um mapeamento de tudo o que diz respeito ao seu negócio: público-alvo, identidade visual, sobre o produto e outros pontos que são importantes para entender de onde você está partindo e onde quer chegar. 

Neste guia, mostramos a nossa estratégia por etapa do funil de venda, entendendo o que podemos fazer para melhorar cada estágio através do marketing digital.

Nossa equipe de especialistas e consultores estão à disposição para entender como podemos fazer a diferença no seu empreendimento. Basta preencher os campos abaixo e entraremos em contato! 

    Autores

    • Larissa Ilaídes

      Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.

    • Carolina

      Redatora e Copywriter no Ninho Digital, apaixonada por comunicar. Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG). Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

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