Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.
Home / Blog do Ninho / Overposting nas redes sociais: entenda o conceito e saiba como evitar
Overposting nas redes sociais: entenda o conceito e saiba como evitar
O chamado overposting pode se tornar o pesadelo de qualquer marca que pretenda obter engajamento e crescer nas redes sociais. Para isso, basta o profissional responsável ‘perder a mão’ na hora de pensar na frequência das postagens e montar o cronograma editorial de pautas. Mas você sabe o que essa palavra significa?
A expressão surgiu a partir da popularização do termo “oversharing”, que é formado da junção de duas palavras de origem inglesa, onde “over” significa “excesso” e “sharing” significa “compartilhamento”. Nesse sentido, em tradução literal, overposting pode ser entendido como o excesso de postagem.
Efeito overposting
Como sabemos, tudo o que é demais pode incomodar e o mesmo acontece com os usuários das redes sociais, ou seja, ao serem bombardeados com postagens de um mesmo perfil, eles tendem a deixar de seguir e interagir com a marca. Além disso, as pessoas costumam perder o interesse com o que se torna muito habitual.
Pesquisas já comprovaram que os usuários das redes sociais não gostam de encontrar seus feeds com várias postagens da mesma marca e, pior, chegam a encarar esse tipo de comportamento como spam.
O overposting é visto pelos usuários como spam nas redes sociais. (Foto: Pixabay)
Sem contar que as pessoas não irão curtir cinco publicações do mesmo perfil no mesmo dia, então, além de tudo, a marca ainda estará dividindo os likes entre suas postagens. O que para os algoritmos significa pouco engajamento, ou seja, um perfil que não é interessante para ser distribuído para outros usuários.
Sendo assim, o overposting é o efeito que um perfil que publica demasiadamente nas redes sociais causa nas pessoas. As consequências disso não são nada boas e exigem muito trabalho para reverter a situação depois que o estrago já foi feito.
É preciso entender que os algoritmos das redes sociais, como Facebook e Instagram, têm evoluído constantemente. No início, essas plataformas distribuíam conteúdo de acordo com o ritmo de postagens de um perfil. O que significa que quem postava mais, era mais visto e mais distribuído nas timelines de fãs e amigos. No entanto, com as atualizações desses algoritmos e com a crescente de usuários e conteúdos gerados nas redes, essa forma de trabalhar caiu por terra e dizimou a antiga regra de postar todos os dias.
Usuários se sentem incomodados com excesso de postagens de um mesmo perfil. (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)
Hoje em dia, o número de interações, engajamento e a qualidade dos conteúdos compartilhados é muito mais importante para o algoritmo do que a quantidade. Por outro lado, as redes sociais veem com bons olhos perfis que têm periodicidade nas estratégias de conteúdo. Isso significa que após o cronograma de postagens ser estipulado, é importante que seja cumprido.
Não entenda mal, se a sua marca tem conteúdo suficiente para postar todos os dias, desde que não sejam repetitivos e os posts tenham engajamento, você pode sim movimentar a página com maior frequência. Mas se você perceber que o perfil tem pouco engajamento, o melhor é reduzir o número de postagens e investir seus esforços na construção de conteúdos mais relevantes e emocionantes. Do contrário, ao invés de crescimento nas redes, o resultado colhido pode ser o overposting.
Planejamento e equilíbrio
Para evitar o overposting, assim como outros resultados decepcionantes, basta que haja um bom planejamento e equilíbrio na hora de pensar nas redes sociais. Com o público-alvo, a persona, seus comportamentos e preferências bem definidos fica mais fácil ser assertivo.
Você não sabe por onde começar a fazer o seu planejamento de redes. Deixa o Ninho Digital te ajudar! Preencha os campos abaixo e nós entramos em contato.
Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.
Um relatório da Integral Ad Science (IAS), líder global em qualidade de mídia digital, mostrou que o principal desafio da publicidade nas redes sociais para o ano de 2023 é enfrentar o declínio da (...)
O Instagram foi o aplicativo em que os brasileiros passaram mais tempo em 2022, ultrapassando o WhatsApp como o app mais popular no país. Os dados são da última pesquisa semestral da plataforma de (...)
O buscador do Google ou Google Search bateu um recorde de tráfego durante a partida final da Copa do Mundo no último domingo (18). Sundar Pichai, CEO da empresa, anunciou pelo Twitter que o (...)