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Como bombar o relacionamento digital nas redes sociais de sua marca
O relacionamento digitalnas redes sociais é um dos pontos mais importantes para fidelizar o público e construir uma marca de valor. Entre os resultados de um trabalho bem feito podemos citar um maior engajamento – que irá fazer com que outras métricas como alcance, impressões, etc também cresçam – e, principalmente, a preferência pelos seus serviços.
Portanto, nenhum esforço é desnecessário quando o objetivo é criar uma interação real, a fim de facilitar e encantar o consumidor.
Como anda o relacionamento digital da marca nas redes sociais?
Em primeiro lugar, entenda que relacionamento digital é a forma como sua marca se relaciona com o consumidor em todos os meios digitais. Neste texto, como estamos voltados para as plataformas sociais, vamos usar duas das redes mais usadas no Brasil – Facebook e o Instagram – para exemplificar como você pode avaliar o desempenho de sua marca.
Em ambas plataformas, além da taxa de engajamento (comentários + curtidas) de uma publicação, você pode mensurar como anda o relacionamento digital e a interação de sua marca pelos seguintes itens:
Visitas ao perfil
Cliques no link (tanto no perfil quanto nos stories)
Cliques nos CTAs (e-mail, telefone e endereço)
Respostas de stories
DMs (Direct Messages)
Envios e compartilhamentos
Após avaliar como sua marca tem se saído, chegou a hora de aplicar tudo o que pode ajudar a maximizar a interação com o público.
Um dos fatores mais importantes do relacionamento digitalnas redes sociais é a valorização de cada pessoa. Sendo assim, todos os comentários e mensagens devem ser respondidos o mais rápido possível para que elas se sintam próximas e atendidas.
Para a venda de produtos ou serviços, então, nem se fala: o quanto antes as mensagens são respondidas, melhor. O ponto chave é não deixar ‘esfriar’ a conversa.
Deixar o consumidor satisfeito é o principal ponto do relacionamento digital nas redes sociais. (Foto: Pixabay)
Você pode até automatizar a primeira troca de mensagem, ou seja, quando o cliente envia um direct e recebe uma resposta informando que logo será atendido (chatbots). No entanto, depois disso, é preciso ser assertivo, ágil e atender prontamente o que é solicitado.
Se sua opção for trabalhar com inteligências artificiais certifique-se de que se trata realmente de uma ‘inteligência’ que entregue o prometido e não apenas de um robô que fique repetindo informações.
É de conhecimento geral que ninguém gosta de filas de espera para atendimento, ficar repetindo dados e ser jogado de um canal para o outro. Portanto, também tente finalizar o suporte no mesmo canal em que foi iniciada a conversa.
Conheça seu clientes
Além disso, é imprescindível analisar as mensagens, comentários e avaliações que as pessoas fazem. Converse com seu público e construa uma comunicação horizontal, ou seja, onde a audiência sinta que faz parte da marca.
Saiba quem é sua persona , como conversar com ela e, acima de tudo, atenda suas necessidades. Tire dúvidas, resolva problemas e apresente soluções sem muita enrolação. Quanto mais rápido o atendimento, melhor ele será avaliado.
Aproveite todas as opções na hora de trabalhar o relacionamento digitalnas redes sociais. Lembre-se que as plataformas estão inserindo cada vez mais recursos interativos para que os perfis não fiquem limitados apenas às mensagens e comentários.
Um bom exemplo é o stories do Instagram que possui um leque de possibilidades como:
Enquetes
Perguntas
Música
Contagem regressiva
Barra de reação
Teste
Filtros
Não meça esforços
Saber a maneira certa de se relacionar com seu público começa em entender sua persona, como criar vínculos com ela e encantá-la. É isso que irá diferenciá-lo dos concorrentes e fazer com que as pessoas optem por sua marca.
Usar a linguagem certa e oferecer um atendimento rápido e personalizado promove a fidelização. Tenha sempre em mente que o relacionamento digitalnas redes sociais pode ser decisivo na hora da escolha entre sua marca ou um mundo de outras opções. Os produtos e serviços podem ser bastante similares, mas a maneira como a conversa acontece é o diferencial.
Um bom trabalho de social media pode ajudar na construção desse relacionamento. Preencha o campo abaixo, que o Ninho Digital vai entrar em contato para te ajudar!
Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.
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