Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.
Home / Blog do Ninho / Aprenda fazer a análise de resultados no Instagram e Facebook sem segredos
Aprenda fazer a análise de resultados no Instagram e Facebook sem segredos
A análise de resultados no Instagram e Facebook faz parte do planejamento de redes sociais. É ela que irá mostrar se a estratégia está no caminho correto ou se precisa ser ajustada. Levanto em conta, é claro, que você não irá deixar as duas plataformas, que estão entre as mais usadas no Brasil, de fora do seu plano de ação.
Lembre-se que construir uma audiência engajada nas mídias digitais é o que garante o sucesso e o alcance do objetivo geral do planejamento. Por isso, todo o esforço deve ser acompanhado de perto, do início ao fim, ou seja, desde a estruturação até os efeitos das ações implementadas.
No entanto, para conseguir realizar o balanço dos resultados, é preciso conhecer os painéis de análise de cada uma das plataformas. Para tornar o processo mais fácil para você, mostraremos abaixo algumas das métricas possíveis de visualizar em cada uma das redes sociais.
Análise de resultados no Instagram e Facebook
Instagram Analytics
O ‘Instagram Analytics’, ferramenta que faz a análise de resultados no Instagram, é bastante intuitivo e fácil de acompanhar via celular. Inicialmente você pode ver os seguintes itens:
Número total de interações
Impressões no período
Faixa etária da audiência conquistada
Dados demográfico da audiência
Gênero da audiência engajada
Principais horários de acesso
Com esse relatório, é possível validar a construção da persona ou até mesmo entrecruzar dados com ela.
O Instagram Analytics é a ferramenta para a análise de resultados no Instagram. (Foto: PxHere)
Facebook Insights
Assim como o Instagram possui o painel de análise, o Facebook também permite acompanhar os resultados através de sua plataforma de análise, o ‘Facebook Insights‘.
As métricas do Facebook são indicadores valiosos para examinar o desempenho de uma página ou publicação na rede social.
Para iniciar uma análise de performance pode-se acompanhar:
Número de seguidores
Alcance total
Engajamento total
Visualizações (para vídeos)
O painel do ‘Facebook Insights‘ é intuitivo e cada item no menu dá acesso a um gráfico diferenciado.
É possível ainda escolher quais métricas analisar com mais frequência e extrair insights que vão orientar a estratégia de marketing nas mídias digitais.
Para manter histórico de acompanhamento e verificar crescimentos, recomenda-se o uso de relatórios de monitoramento que possam servir como base de dados na análise de resultados no Instagram e Facebook.
Essas avaliações devem ser feitas para medir resultados ao longo do tempo e mensalmente. As métricas costumam mudar e oscilar, por isso, é importante estar atento.
Se a opção do profissional de marketing for analisar mais detalhadamente uma ou outra métrica, não esqueça que apenas acompanhando o todo é possível garantir o sucesso do objetivo, como também ter argumentações técnicas e conseguir fazer adaptações rápidas de estratégias.
Nesse caso não existe um modelo padrão e cada um pode escolher as métricas a serem analisadas de acordo com sua realidade.
A análise de resultados faz parte da estratégia para atingir os objetivos da marca. (Foto: Pixabay)
Existem no mercado ferramentas que podem ser usadas para relatórios rápidos e comparativos, mas é importante ter em mente que assim como as métricas elas podem mudar constantemente.
Dessa forma, saber elaborar um bom e velho relatório manual com gráficos evolutivos em planilhas pode ser muito útil. Veja o exemplo de um relatório manual que compara mensalmente a evolução de páginas no Facebook.
Exemplo de relatório manual. (Imagem: da autora)
O mesmo modelo pode ser usado também para a análise de resultados no Instagram.
Conclusão
O Instagram e o Facebook oferecem ferramentas que possibilitam ao profissional das mídias digitais analisar os resultados de suas ações.
Esse diagnóstico de métricas é que irá possibilitar entender como vai indo a estratégia da marca nas duas redes sociais, assim como descobrir se existe a necessidade de realizar adequações.
Portanto, fazer análises mensais e em outros recortes de tempo, condizentes com suas metas, é imprescindível dentro do marketing digital.
Gostou do conteúdo? Preencha os campos abaixo e receba mais dicas do Ninho Digital!
Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.
Um relatório da Integral Ad Science (IAS), líder global em qualidade de mídia digital, mostrou que o principal desafio da publicidade nas redes sociais para o ano de 2023 é enfrentar o declínio da (...)
O Instagram foi o aplicativo em que os brasileiros passaram mais tempo em 2022, ultrapassando o WhatsApp como o app mais popular no país. Os dados são da última pesquisa semestral da plataforma de (...)
O buscador do Google ou Google Search bateu um recorde de tráfego durante a partida final da Copa do Mundo no último domingo (18). Sundar Pichai, CEO da empresa, anunciou pelo Twitter que o (...)