Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.
Home / Blog do Ninho / Brandbook: o que é, seu uso nas redes sociais e exemplos
Brandbook: o que é, seu uso nas redes sociais e exemplos
O brandbook é um manual de marca que possui as descrição das diretrizes da empresa para que todas as áreas e pontos de contato possam manter uma identidade preestabelecida.
Ele funciona como um guia para os profissionais na hora de aplicar a marca nas criações tanto online como offline e, por isso, deve sempre estar ao alcance de todos. Do contrário, a marca corre o risco de perder a unicidade e não ser reconhecida pelo público.
Entre as principais vantagens de seu uso, podemos citar:
Padronização
Facilidade para trabalhos em equipe
Organização
Garantia de reconhecimento pelo público
O brandbook trata de questões estéticas, mas não é só isso, ele pode ser visto como uma materialização da marca no papel, já que também contém orientações que incluem os valores e propósito da marca.
Brandbook no visual das redes sociais
A importância do uso do brandbook, ou seja, de um direcionamento estéticopara as estratégias em redes sociais é indiscutível. Essas plataformas alcançam milhões de pessoas todos os dias e são um ponto de contato importantíssimo.
Para entender o conceito, pense no seguinte exemplo:
Uma lanchonete conhecida de sua região costuma postar todos os dias as promoções com uma tarja laranja, indicando o nome do prato e um filtro no mesmo tom na fotografia. Desse modo, o público e a audiência do perfil já estão acostumados e ao entrarem em seu Instagram conseguem identificar instantaneamente as postagens do perfil em questão, o que não iria ocorrer se a cada dia a lanchonete usasse uma cor e filtro diferentes.
Esse efeito de memorização já foi comprovado por estudos do cérebro humano executados por diversos pesquisadores do marketing e da publicidade. Segundo eles, o reconhecimento de marca está fortemente atrelado ao impacto colorido que ela causa. Um exemplo da força das cores é a marca da Coca-Cola, que faz o público pensar imediatamente na cor vermelha.
O brandbook norteia os profissionais de marketing digital. (Foto: Unsplash)
Por outro lado, se sua marca não possui um brandbook, o indicado é que você crie uma identidade visual que sirva para as linhas editoriais e formatos de conteúdos dos posts nas redes sociais.
Para tanto, você deve elaborar:
Uma paleta de cores, indicando quais cores usar em fontes
Um guia de fontes possíveis
Um guia de elementos estéticos como botões e outros.
Criação de um brandbook
No entanto, se sua opção é criar um brandbook para a marca, você deve ter em mente que algumas informações aparecem na maioria dos manuais, já outras devem ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas do segmento. Além disso, ele pode e deve ser atualizado quando os elementos forem alterados.
Ciente disso, veja algumas informações básicas que o seu brandbook deve conter:
Identidade Visual
Nesse campo, você deve informar as diretrizes do que será visualizado pelo público. Como:
Logo e sua aplicação
Cores
Tipografia e ícones
Grafismo e infográficos
Layouts de páginas
Templates de posts nas redes sociais
Estilo fotográfico
Filtros
Exemplos de uso
Tom de voz
O tom de voz é referente à linguagem que será usada tanto em redes sociais, e-mail marketing, material impresso. Ele deve ser escolhido de acordo com a persona de sua marca. O manual deve conter:
Exemplos de frases e saudações
Exemplos de comportamento do perfil e de resolução de conflitos
Institucional
Na parte sobre o Institucional, o brandbook deve orientar sobre quem é a marca para que os profissionais não pensem em estratégias ou publicações que não estão de acordo com o esperado. Portanto, é necessário falar sobre:
Na categoria Portfólio, o manual da marca deve mostrar quais são os produtos e serviços disponibilizados pela empresa.
Mercado
O item mercado é muito importante para profissionais de marketing e vendas. Ele deve informar:
Perfil comercial
Públicos
Personas
Concorrentes e parceiros
Diferencial
Finalmente, em diferencial o brandbook precisa apontar quais são os diferenciais competitivos da marca.
Brandbook é um grande aliado
Veja sempre o brandbook como um aliado. É ele que irá garantir que todos os profissionais envolvidos mantenham a identidade da marca tanto em questões visuais como textuais.
O manual de marca pode dar um pouco de trabalho na hora de ser confeccionado, mas será usado constantemente como um norte de todas as propagandas, publicações e planejamentos de marketing digital, conteúdo e branding.
Quer que o Ninho Digital te ajude a montar seu brandbook?Basta preencher as informações abaixo e nós entramos em contato.
Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.
Um relatório da Integral Ad Science (IAS), líder global em qualidade de mídia digital, mostrou que o principal desafio da publicidade nas redes sociais para o ano de 2023 é enfrentar o declínio da (...)
O Instagram foi o aplicativo em que os brasileiros passaram mais tempo em 2022, ultrapassando o WhatsApp como o app mais popular no país. Os dados são da última pesquisa semestral da plataforma de (...)
O buscador do Google ou Google Search bateu um recorde de tráfego durante a partida final da Copa do Mundo no último domingo (18). Sundar Pichai, CEO da empresa, anunciou pelo Twitter que o (...)