Quem trabalha com venda de produtos e serviços precisa estar constantemente pensando em estratégias para aumentar a clientela. Nessa hora o Marketing Digital se mostra muito eficaz, uma vez que garante presença online, aumenta a visibilidade e cria novas formas de divulgação do seu negócio. Mesmo assim, nem todos entendem como atrair clientes com Marketing Digital.
Embora o termo remeta ao mundo virtual, as ações digitais de marketing ajudam muito a aumentar o interesse do seu consumidor, inclusive se você tiver pontos físicos de comércio. O segredo de um bom resultado, no entanto, depende das estratégias certas.
Quer saber mais como funciona? Continue a leitura!
Marketing Digital: muito além da internet
Antes de a gente falar das estratégias eficientes para aumento de vendas, é preciso entender, de uma vez por todas, exatamente o que é o Marketing Digital. O nome da vertente pode confundir muitas pessoas, que acreditam que a presença e as ações na rede são eficientes somente para vendas online. Mas não é bem assim.
Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias que as pessoas e empresas podem usar nos meios digitais para divulgação, venda, promoção e outros objetivos. São formas de fidelizar, atrair e informar potenciais clientes que procuram soluções para suas dores e problemas pela internet.
Essas ações são realizadas de diversas formas: site, redes sociais, e-mail, blogs, buscadores, autoridade, entre outros. Mas não é a simples divulgação dos seus produtos e serviços em uma página; é um relacionamento criado com a sua persona. Algo que vai além da relação entre empresa e consumidor.
É importante que a gente bata na tecla de que o Marketing Digital pode ser feito por qualquer pessoa ou empresa. Você pode utilizá-lo para promover sua imagem, divulgar seus produtos, informar as pessoas a respeito de uma ação social, orientar sobre serviços, etc.
Foi, de fato, uma revolução nas estratégias de Marketing, já que é a forma mais democrática de promoção. Qualquer um pode adotar as estratégias com os recursos e orçamento que tem.
As táticas do Marketing Digital são maneiras bastante eficientes de se comunicar com suas personas de forma direta, empática e personalizada. Mas você percebe, aqui, que utilizamos o termo persona? Ele refere-se a uma espécie de cliente ou consumidor ideal daquilo que você deseja promover. Veja abaixo.
Persona: o esboço ideal do seu cliente
Antes de tudo, saiba que por cliente, aqui no subtítulo, você pode entender como leitor, consumidor ou qualquer outro tipo de público que você queira atrair.
Personas são como personagens fictícios criados para que uma empresa visualize exatamente quais são seus públicos. Você pode segmentar por gênero, idade, orientação sexual, número de filhos, estado civil, motivações pessoais, comportamento, atitudes, objetivos de vida, interesses, situação financeira, ocupação… ufa! É um sem-fim de nuances que podem diferenciar as várias personas de um negócio.
É muito diferente do estudo de público-alvo, que pode ser bastante abrangente. Neste caso, o estudo da persona é minucioso, detalhista e, quanto mais personalizado, mais certeiro.
O ideal é que as agências especializadas em Marketing Digital tracem esse perfil. Os profissionais são preparados para realizar um estudo detalhado em menos tempo e com bastante eficiência. É uma forma de garantir que sua mensagem vai chegar a quem terá interesse no que você tem para oferecer, de maneira empática, direta, rápida e respeitando as dores do potencial cliente.
É este estudo que vai orientar decisões de divulgação, como cores, abordagem, meio de divulgação, entre outros fatores importantes em uma campanha.
Agora, acho melhor ver como tudo isso funciona na prática, não é? Vamos lá. 🙂
Estratégias de Marketing Digital: as mais eficientes
Se você está buscando formas de aumentar as vendas por meio do Marketing Digital, confira essas técnicas comprovadas por nós aqui do Ninho. Toda nossa expertise construiu cases incríveis e relacionamentos sólidos com nossos clientes, conquistando resultados e a fidelidade do público consumidor.
Defina suas personas
Já que o tema ainda está fresquinho na sua cabeça, melhor começarmos por essa estratégia. É muito importante que você defina suas personas de forma assertiva. Para fazer isso, imagine quem consome aquilo que você vende ou produz.
Se você tem um blog, quem vai ler? Que dores essa pessoa tem? Como você pode solucioná-las?
Lembre-se de que, às vezes, existem uma, duas, três ou vinte personas. Segmente bastante para ter mais eficiência. É o melhor jeito de você conseguir definir a melhor forma de se comunicar com seu cliente ideal.
Uma dica bacana é você dar um nome para cada uma das personas criadas. Isso ajuda na identificação e na construção de cada personagem.
Explore os links patrocinados
Embora essa etapa não seja obrigatória, ela pode ser bastante eficiente, principalmente para empresas que ainda não sabem como atrair clientes com Marketing Digital.
Os links patrocinados têm como ferramenta mais conhecida o Google Ads. A prática consiste em criar campanhas com palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço e que têm o objetivo de aparecer nas primeiras colocações do buscador mais usado do mundo.
Imagine que Dona Maria, uma sorveteira moradora de Barbacena, decide investir em Google Ads. Ela deverá definir algumas palavras relevantes que suas personas jogariam na web, como, por exemplo, “sorveteria em Barbacena”.
Após alguém digitar as palavras no Google, rapidamente apareceria o anúncio de Dona Maria, direcionado para quem está buscando exatamente o que ela oferece. Demais, não é?
Garanta presença online
Não adianta fugir disso: hoje em dia é essencial que sua empresa os seus serviços estejam na web. Você deve garantir isso de diversas formas e uma das mais populares é estar nas redes sociais.
Essa é uma forma bastante eficiente de aumentar o tráfego para o site e atrair cada vez mais leads. Você deve utilizar conteúdos criados de forma estratégica para conversar com seu público e engajá-los cada vez mais para saber como atrair clientes com Marketing Digital.
Se Dona Maria, a sorveteira de Barbacena, tiver uma página no Facebook, fica muito mais fácil ser encontrada por quem faz pesquisas de estabelecimentos por lá. Da mesma forma, ela pode utilizar o Instagram para divulgar as imagens das suas sobremesas.
Faça postagens criativas, esteja sempre em atividade e utilize as redes como canal direto de comunicação com seu público-alvo.
Isso tudo gera curtidas, compartilhamentos, comentários e avaliações positivas. Acredite: poucos negócios podem sobreviver sem a presença digital.
Adote técnicas de Inbound Marketing
Em poucas palavras, podemos resumir o Inbound Marketing como a atração de clientes por meio de conteúdo relevante.
Você e sua equipe criam formas de mostrar ao seu público que pode ajudá-los. A ideia é começar uma orientação desde o início, mostrando os problemas que podem ser solucionados, as formas de essas dores serem resolvidas e qual a solução mais indicada — no caso, você ou seu negócio. Você faz com que os clientes cheguem até sua solução depois de se sentirem atraídos pela mensagem que você transmitiu.
Além de você conquistar novos consumidores, essas técnicas fazem com que você fidelize quem já foi seu cliente, fazendo dele um novo promotor e divulgador da sua marca.
Isso pode ser feito de diversas formas: com e-books, posts em blogs, posts em redes sociais, podcasts, vídeos, SEO, etc.
O marketing digital chegou para ficar e, cada vez mais, surgem novas estratégias que podem ser adotadas por empresas de todos os portes e setores.
O ideal é que seja contratado um profissional ou uma agência especializada na área. Assim você garante a experiência de equipes multidisciplinares e focadas em conquistar os resultados que você espera, sem comprometer seu tempo e seus afazeres.
Você tem interesse em saber mais como atrair clientes com Marketing Digital? Quer alavancar vendas? Venha conversar com a gente ou entre em contato para conferir as soluções que temos para sua empresa. 🙂