Blog do Ninho

Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.

Home / Blog do Ninho / Como criar um funil de vendas: passo a passo

Como criar um funil de vendas: passo a passo

Publicado em: 27 de dezembro de 2019

Como criar um funil de vendas: passo a passo
Conecte-se no Linkedin: Linkedin

Um funil de vendas é utilizado no Inbound Marketing para criar uma trajetória de compra do cliente, do momento em que ele é apresentado para uma marca até a etapa em que ele conclui o negócio e torna-se um promotor de um produto ou serviço. Essa é uma estratégia muito eficiente do Marketing Digital e que pode ser utilizada por empresas de todos os setores, com um benefício a mais: diminui os custos com divulgação e traz resultados sólidos.

Recentemente, nós, aqui do Ninho Digital, fizemos um material bem bacana explicando o que é o funil de vendas e quais as suas vantagens. Mas agora é hora de partir para a ação e entender, de uma vez por todas, como criar um funil de vendas para o seu negócio. 

Ficou interessado no assunto e quer saber como aplicar a estratégia à sua marca? Continue a leitura e veja o passo a passo do que você precisa fazer para alcançar os resultados do Inbound Marketing!

1º passo: estabeleça qual é o topo do funil

A primeira etapa do funil (veja abaixo o esqueminha que a gente criou por aqui) é o primeiro contato do cliente com a sua marca. Isso independe do meio utilizado para chegar até você. Por telefone, via site ou por meio da sua página no Facebook, é fundamental que você encontre formas de proporcionar ao cliente uma boa experiência. O “primeiro encontro” deve, pelo menos, causar boas sensações. 

Determine, então, como o cliente entrará no seu funil e por que ele fará isso. Você deverá estimular os possíveis clientes a entrarem no “carrossel” da sua empresa, fazendo com que se cadastrem, entrem em contato ou qualquer que seja a ação da sua estratégia. É necessário, também, que suas estratégias aumentem o interesse do cliente na sua empresa e naquilo que você tem a dizer. 

Estabelecer o topo ajuda você a mapear corretamente as etapas da jornada de compra percorrida pela persona, imprescindível para sua estratégia.

2º passo: determine os marcos das etapas

Agora é hora de você definir em que momento seus clientes avançam para a etapa seguinte de compra. Nessa hora, as áreas de marketing e de vendas precisam estar em sintonia para entender o comportamento do público-alvo, quais os melhores conteúdos para cada etapa do funil e qual ação sua estratégia deve escolher para cada momento. 

Pense da seguinte forma: como um cliente poderá avançar de fase sem que o Marketing o tenha preparado para isso? É um desafio e um grande problema para que o setor de vendas feche negócio, não é? 

Tudo isso deve ser estudado e avaliado de acordo com as estratégias traçadas e com o comportamento dos seus clientes, o que é bastante facilitado com a etapa acima.

3º passo: defina as etapas do seu funil de vendas

Agora que você sabe os pontos de conversão do seu cliente dentro do funil de vendas, é hora de você montar o seu e definir as suas etapas. Separe as fases da jornada em estágios de conhecimento e de “intimidade” do seu cliente com a sua marca. Isso é feito por meio de análise de comportamento do consumidor e, quando alinhado ao time de vendas, o resultado é ainda mais eficaz. 

Avalie como é feita a busca por seu site, o primeiro contato, a reação aos conteúdos de topo de funil e quais as respostas que sua empresa recebe. Perceba que, quando um interessado assina sua newsletter ou entra em contato com você, por exemplo, ele passa a ser um lead e vai para a próxima etapa do seu funil. 

Lembre-se de que o fundo do funil é onde ficam as vendas, uma vez que é a última etapa da jornada de compras, ou seja, a hora da decisão e da conversão “oficial” em cliente. 

4º passo: coloque seu funil de vendas em prática

Nesse último passo você deve colocar em prática tudo o que foi feito nas etapas anteriores. Comece a traçar as estratégias para cada etapa do funil, levando em conta os marcos de transição e pensando nas melhores ações para que seu cliente continue rodando no seu “carrossel de vendas”.

Simultaneamente, avalie os indicadores de performance e as taxas de conversão em cada etapa do seu funil de vendas. Assim você consegue ver as atividades que estão sendo eficazes e perceber o que deve ser alterado na sua estratégia de Inbound Marketing.

Não deixe para avaliar os resultados somente ao final da estratégia. É importante, claro, ter um tempo para que as ações deem resultados ou não, mas avaliar constantemente as métricas é essencial para solucionar problemas que surgem no decorrer do caminho.

Saber como criar um funil de vendas pode melhorar muito a eficiência da sua estratégia de Marketing Digital, por isso, não deixe de capacitar sua equipe e de contar com a ajuda de uma agência de Marketing Digital especializada no assunto. Fale com a gente e veja como podemos ajudar você nas suas estratégias de venda!


    Compartilhe esse conteúdo:
    Facebook Twitter Whatsapp Linkedin
    Deixe seu comentário

    Materiais para você relacionados

    Feche mais clientes todos os dias com nossa estratégia de Funil de Vendas.

    Faça seu cadastro para descobrir como fazer isso na sua empresa.

    ×

    Tem dúvidas? Entre em contato:

    × Olá!