Independentemente do setor em que sua empresa atua ou do porte que ela tem, o mercado, hoje, exige presença digital relevante. Mais do que ter uma página no Facebook, as novas relações entre empresas e consumidores faz com que seja necessário investir, planejar e executar etapas do Marketing Digital.
O objetivo é fazer com que sua marca tenha posicionamento de referência na rede, ofereça canais de atendimento e ofereça conteúdo de acordo com os comportamentos de buscas das suas personas, ou seja, daqueles que são seus clientes ideais.
Mas como fazer isso e aplicar, de fato, o Marketing Digital no dia a dia do seu negócio? É isso o que você vai descobrir agora, neste post. Quer saber mais? Continue a leitura e prepare-se para alavancar as vendas!
O que é o Marketing Digital?
O Marketing Digital pode confundir muitas pessoas, que acreditam que a presença e as ações na rede são eficientes somente para e-commerces, por exemplo, ou empresas de tecnologia. Mas não é bem assim.
Quando falamos de Marketing Digital, falamos de um conjunto de ações e estratégias que as pessoas e empresas podem usar nos meios digitais para divulgação, venda, promoção e outros objetivos. São formas de fidelizar, atrair e informar potenciais clientes que procuram soluções para suas dores e problemas pela internet.
Essas ações são realizadas de diversas formas: site, redes sociais, e-mail, blogs, buscadores, autoridade, entre outros. Mas não é a simples divulgação dos seus produtos e serviços em uma página; é um relacionamento criado com a sua persona. Algo que vai além da relação entre empresa e consumidor.
Você pode utilizá-lo para promover sua imagem, divulgar seus produtos, informar as pessoas a respeito de uma ação social, orientar sobre serviços, etc.
Foi uma revolução nas estratégias de Marketing, já que é a forma mais democrática de promoção. Qualquer um pode adotar as estratégias com os recursos e orçamento que tem.
O que são estratégias do Marketing Digital?
O acesso a informações por meio da internet moldou um novo tipo de consumidor. Além de mais exigente, ele busca novas experiências no processo de compra, novas pesquisas até a sua decisão e mais racionalidade em suas escolhas. Tudo isso fez uma revolução no Marketing. Surgiram, então, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
O Inbound chegou como proposta de ser oposto ao Outbound, acostumado a impor uma marca por meio de divulgação em massa nos meios mais tradicionais. O objetivo é fazer com que os principais clientes em potencial seja atraído de forma orgânica, até que ele vire um cliente e consequente promotor de seus produtos ou serviços.
Junto ao Inbound vem o Marketing de Conteúdo, que propõe que uma empresa crie conteúdos relevantes através de redes sociais, blogs, sites institucionais e outros canais, como e-mail marketing. Todos os resultados das estratégias podem ser monitorados e avaliados.
Como aplicar as etapas do Marketing Digital?
Entenda seu público
Conheça quem você quer atingir. Quais são os interesses e as necessidades dessa pessoa? Onde ela mora? Qual seu perfil de consumo? Quantos anos ela tem?
Pegue sua base de dados e faça uma análise aprofundada, assim você consegue entender exatamente quem é a pessoa que vai buscar por sua empresa. Você vai entender por que ela precisa de você e quais as suas prioridades. Como consequência, suas estratégias e formas de trazer o cliente para seus canais serão muito mais efetivas.
Defina objetivos
Depois de entender suas personas, comece a estabelecer os principais objetivos da sua estratégia de Marketing Digital. Procure ser realista, ou você corre o risco de traçar algo inalcançável, se frustrar e acabar por desistir das suas estratégias. Avalie: você precisa aumentar o número de visitantes da sua página? Quer mais leads? Mais inscritos na sua newsletter?
Para ser mais certeiro nesta etapa, defina objetivos específicos para cada nível de conversão dos visitantes em leads e de leads em clientes. Procure analisar como cada etapa do funil de vendas atrai um público diferente e coloque a mão na massa.
Decida quais serão as redes sociais utilizadas
Não é possível falarmos de Marketing Digital sem citarmos as redes sociais. Isso porque, independentemente de quem é sua persona, em alguma delas ela está – pode ter certeza! Para fazer isso, é importante conhecer as características de cada uma e entender se determinado ambiente pode ser vantajoso para abrigar sua marca.
Além do Facebook, uma das maiores preferências dos usuários da internet, o Instagram atrai grande público jovem e adulto. Aposte em postagens dinâmicas e stories. Por outro lado, se seu foco é em comunicação B2B, você tem que estar no LinkedIn. Faça uma análise e trace as principais ações que devem ser desempenhadas por sua equipe.
Crie um plano de Marketing
O plano de Marketing é um documento que detalha e descreve as ações de Marketing que uma empresa vai desempenhar para alcançar determinados objetivos. Não existe uma fórmula para isso, mas é preciso que o foco do plano seja direcionar os processos internos.
Para fazer isso, analise seus pontos fortes e fracos, veja como sua concorrência atua no mundo digital e crie um cronograma de ações para ter deadlines mais claros. Assim você garante que tudo estará em dia e que nada escapará da sua gestão.
Gostou de saber mais sobre como executar as etapas do Marketing Digital? Quer saber como uma agência de Marketing Digital pode ajudar você nisso? Entre em contato com a gente e veja como o Ninho Digital pode fazer você voar alto!