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Aprenda criar uma persona para sua marca de forma simples e rápida
Saber criar uma persona é uma estratégia muito importante dentro do marketing digital e de conteúdo. É ela quem irá guiar os profissionais no momento de elaborar um plano de ação para uma marca ou empresa nas mídias.
Sua concepção é uma metodologia de segmentação de mercado, ou seja, uma forma de passar do macro (público-alvo), para o micro (persona). Por isso, é importante ter em mente que ela retrata particularidades do ser humano, como modo de pensar e agir, anseios, dores, desafios e vitórias de uma pessoa real, etc.
Nesse sentido, para chegar nas respostas mais exatas são necessárias pesquisas e levantamentos. Essa apuração deve ser feita junto a base de clientes que já consomem produtos ou serviços da empresa ou nos clientes que consomem do concorrente. Por outro lado, caso o produto ou serviço seja novo no mercado, o recomendado é pesquisar dentro da parcela de público-alvo que se queira atingir.
Como criar uma persona do zero?
Independente da estratégia para qual umapersonaserá criada, ou seja, para um site ou para redes sociais, o processo de construção é o mesmo. O personagem fictício é elaborado a partir das respostas para uma série de perguntas que pretendem levantar as particularidades dos entrevistados.
Primeiramente, é importante ressaltar que não existe um documento padrão para todos os profissionais e áreas de atuação. Assim como as perguntas que formam as personas podem ser moldadas conforme o segmento econômico que se quer atingir, o documento padrão de uma persona pode ser diferente. Ou seja, cada profissional pode adotar um modelo diferente para a estruturação de uma persona, de acordo com sua necessidade.
Não esqueça também que ela precisa ser o mais realista possível. Por isso, as perguntas devem ser específicas e em diversos âmbitos. Veja exemplos:
Âmbito demográfico
Qual seu gênero? (Com qual gênero a pessoa se identifica na sociedade?)
Cidades em que convive, estuda, mora ou trabalha?
Escolaridade e nível de conhecimento? (Aqui podem ser admitidos cursos e formações não tradicionais)
Âmbito pessoal
Como é a rotina dessa pessoa?
Como essa pessoa vê a vida? (Traça a vida com objetivos pré-definidos ou não se preocupa com isso?)
Como ela se vê daqui dois anos?
Quais suas maiores preocupações?
Quais são suas conquistas pessoais?
Âmbito profissional
Quais são suas responsabilidades no trabalho?
Seus principais objetivos profissionais, se houver?
Quais são seus principais obstáculos e desafios?
Consumo de conteúdos em redes sociais
Quais redes sociais são usadas por essa pessoa?
Em que horários e dia?
Quais assuntos e temas lhe chamam a atenção nas redes?
Ela se informa pelas redes sociais? Se sim, quais canais segue?
Que tipo de conteúdo ela compartilha e gera? (posta fotos fazendo o quê, quando e como?)
Quais formatos de conteúdo ela mais utiliza?
Preferências de compra e aquisições
Quais marcas ela gosta e é fã? (aqui podem ser listadas marcas que estejam fora do alcance de renda da pessoa, mas que ela admira como fã)
Quais marcas ela costuma usar?
Ela já usa produtos ou serviços similares ao seu?
Ela compra online ou prefere compras físicas?
Quanto tempo ela pode levar até se decidir?
Canais de comunicação
Que canais ela usa e prefere e para quais fins?
Se a empresa for apresentar um produto ou serviço, qual é o canal de comunicação mais relevante para ela?
Quantas entrevistas fazer para criar uma persona?
Segundo Adele Revella, fundadora e CEO da Buyer Persona Institute, a quantidade de entrevistas a serem feitas para criar uma persona é relativa. Ela aponta que normalmente são necessários menos questionários do que se presume. Isso porque a partir de 8 a 10 entrevistados, as respostas começam a se repetir.
Já para as pesquisas quantitativas, é importante verificar ferramentas de monitoramento de tráfego do site, por exemplo a Google Analytics, para buscar dados relevantes sobre a audiência atual. Para analisar essas informações, recomenda-se o uso de tabelas e planilhas comuns.
Aplicação
Como vimos, o processo de criação de uma persona exige pesquisa e trabalho. Mas o esforço vale a pena, uma vez que só assim a marca estará pronta para se comunicar da maneira mais apropriada com seus possíveis clientes.
O perfil da persona pode ser usado no planejamento de várias formas de conteúdo, desde o layout do site da marca, passando por campanhas pagas, email marketing até o trafego orgânico das redes sociais, entre outros. Veja alguns exemplos:
Definir em quais redes sociais se irá atuar com prioridade
Estabelecer melhores dias, horários e formatos para as postagens
Saber quais assuntos se irá abordar, como e qual linguagem usar, com o intuito de engajar o público
É sabido que o consumidor prefere comprar de marcas com as quais se identifique, mas a empresa só consegue fazer isso quando souber o perfil de quem está do outro lado. Do contrário, o investimento de tempo e dinheiro poderá ser desperdiçado com resultados insignificantes. Portanto, invista na sua persona!
Precisa de ajuda para achar sua persona? O Ninho Digital pode te ajudar. Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.
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