O email marketing é um modo de usar emails em campanhas de marketing digital, a fim de criar e manter um relacionamento com os clientes. A estratégia pode melhorar os resultados de venda e aumentar a taxa de retenção dos consumidores.
Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para alavancar os resultados do seu negócio e entre elas está o email marketing. Trata-se de uma forma de se comunicar com o seu público de maneira direta e personalizada.
Para que você entenda mais sobre o assunto, neste artigo traremos a definição do que é email marketing, como ele se diferencia do marketing convencional e qual é sua eficiência. Além disso, traremos dicas das melhores práticas na área. Acompanhe conosco!
O conceito de email marketing
O email marketing é uma maneira de utilizar os emails nas campanhas de marketing digital. O objetivo é criar e manter um relacionamento com os clientes, o que pode proporcionar melhores resultados de venda e um aumento na taxa de retenção dos consumidores.
Diferentemente de outras ferramentas de marketing, o email chega a pessoas interessadas no seu produto ou serviço, sendo uma ferramenta precisa e com uma boa aceitação entre os consumidores.
Além disso, é possível executar fluxos de nutrição, que são uma sequência de emails que têm como principal objetivo iniciar e melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes.
As diferenças entre o email marketing e o marketing convencional
Mas qual é a diferença entre o digital e o convencional? É importante entender quais são as diferenças entre mídias digitais e mídias tradicionais para explorá-las da melhor forma.
O modelo tradicional de marketing, utilizado já há muito tempo, tem o objetivo de fixar uma marca, fazendo com que ela se torne conhecida e seja a primeira opção das pessoas. Ele é muito aplicado nos veículos de mídia tradicionais, como televisão, rádio e jornais, visando sempre um alcance de muitas pessoas.
Ainda nesse campo, também existem as mídias alternativas, que são aplicadas em diferentes lugares e situações, e podem misturar os elementos digitais e convencionais.
No contexto digital, a internet é usada para levar as propagandas até as pessoas, porém, de forma segmentada, como vemos no marketing em redes sociais. Em vez de alcançar vários públicos de uma única vez, ele oportuniza o alcance do público-alvo, oferecendo a possibilidade de realizar ações personalizadas.
Além disso, a possibilidade de mensurar os resultados também é um diferencial importante, pois permite saber precisamente quantas pessoas viram a sua propaganda e quais interações ela proporcionou.
Portanto, o email marketing é fundamental para atingir um público de maneira específica, com conteúdos relevantes e alta probabilidade de retenção. Além disso, é uma estratégia que pode ser mensurada e aperfeiçoada por meio de estatísticas e análises do que está sendo feito.
A eficiência do email marketing
Uma pesquisa da Adobe demonstra a eficiência do email marketing nas vendas. De acordo com o estudo, ele é o meio preferido para manter contato com as marcas. O estudo aponta que mais de 50% dos entrevistados preferem receber promoções por email, em vez de por aplicativos ou redes sociais das marcas.
O estudo ainda aponta que as pessoas passam cinco horas por dia lendo emails no trabalho, sendo que três delas são para verificar assuntos corporativos e duas para as mensagens pessoais. Por isso, invista no storytelling quando for escrever seus emails!
Podemos ver, então, que o email é muito utilizado, sendo uma ferramenta importante no alcance de novos clientes. Por ser algo personalizado, a possibilidade de um consumidor se interessar por um produto é maior do que em outros canais de comunicação, de modo que é importante investir nessa estratégia.
As 5 melhores práticas de email marketing
Confira as melhores práticas de email marketing e prepare-se para ter sucesso nessa estratégia.
1. Incentive opiniões no seu email marketing
Dar espaço para que os clientes emitam sua opinião sobre produtos ou serviços já comprados é uma forma de trazer mais força para as suas campanhas de email marketing. Além de trabalhar o relacionamento, você permite que eles avaliem o seu negócio e te dêem ideias criativas para melhorias.
Ao correr o risco de receber uma avaliação negativa, você também demonstrará transparência. É uma maneira de demonstrar que a intenção é conhecer a opinião do cliente e, caso necessário, evoluir com as sugestões.
2. Aposte em testes A/B nas campanhas
A realização de testes A/B nas campanhas é uma forma de avaliar formatos diversos e entender o que traz melhores resultados. Por meio deles, você consegue comparar o desempenho de duas ou mais versões de um mesmo email e descobrir qual traz melhores resultados.
É possível testar diferentes layouts, linguagens, tamanhos e outros detalhes. Dessa maneira, seus emails trarão resultados melhores, pois você utilizará apenas os modelos que trazem mais retorno.
3. Invista em segmentação
Na sua base de contatos, é possível que existam vários grupos distintos. É fundamental saber separá-los de acordo com seus interesses. Se determinado grupo se interessa apenas por um tipo de produto ou serviço seu, nem sempre é inteligente que eles recebam os mesmos conteúdos de quem está interessado em todo o seu negócio.
Essa é uma maneira de falar com as pessoas certas e na hora certa. Além disso, o acompanhamento desses contatos também é fundamental, pois durante o disparo dos emails, é possível que alguns usuários se interessem por coisas diferentes, sendo necessário que eles sejam redirecionados a outra categoria de conteúdo.
4. Elabore emails personalizados
A possibilidade de personalização é uma das grandes vantagens do email marketing. Para tal, é preciso conhecer muito bem seus clientes e leads, pois dessa maneira você conseguirá enviar conteúdos personalizados a eles, atendendo a suas necessidades e respeitando os seus gostos.
5. Facilite o cancelamento da inscrição
Disponibilizar um link para cancelar a inscrição, de modo que o usuário tenha a oportunidade de sair da lista de contatos, é uma boa prática que demonstra respeito. Assim, a pessoa tem a liberdade de decidir continuar recebendo seus conteúdos ou não. Por isso, é importante colocar essa mensagem em um local visível.
Não tenha medo de que os usuários deixem de receber seus emails, pois essa também é uma maneira de enviar conteúdos só a quem realmente está interessado no que você tem a oferecer.
Neste artigo, você conferiu algumas informações importantes sobre email marketing e sua importância para as estratégias de captação e retenção de clientes. Quando as melhores práticas são seguidas, é possível conseguir resultados positivos e alavancar o seu negócio.
Agora que você já sabe da importância do email marketing para sua empresa, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!
Autor: Raphael Pires, chief editor na iClips, a solução all-in-one para gestão de agências