Você já sabe que mídias sociais desenvolveram muita importância nos últimos anos, de forma que a publicidade e a propaganda no meio digital ganharam mais força do que outras formas de divulgação mais tradicionais como outdoors, panfletos, spots em rádio, breaks em TV e mais não é mesmo?
Negócio sem presença digital encontram dificuldades para crescer e consequentemente têm prejuízos nos resultados comerciais e em branding (reconhecimento de marca).
Para se ter ideia, segundo dados divulgados pela Premium Ads, de Janeiro a Setembro de 2021, a mídia digital recebeu mais de R$ 3,6 bilhões do mercado publicitário, recebendo então os maiores investimentos dos anunciantes. Essa foi a grande virada de chave das mídias digitais!
Ou seja: o Marketing Digital cresce em ritmo acelerado. Neste universo do Marketing Digital, encontramos diversos termos e diferenças que às vezes podem confundir até mesmo os profissionais que já atuam neste ramo. E um deles é o Growth Marketing. Vamos ver?
Growth Marketing e Marketing Digital, qual a relação entre os dois e qual a diferença?
Um dos termos hype que tem ganhado muito espaço é o Growth Marketing. Mas qual a diferença entre Marketing Digital e Growth Marketing?
É o que vamos explicar neste artigo. Pode rolar o dedo, pois você vai sair daqui entendendo exatamente o que cada um faz e como atuam.
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de estratégias digitais para um negócio atingir um determinado objetivo, que pode ser:
- Atrair mais pessoas para a empresa
- Gerar mais leads;
- Fortalecer ou reposicionar a marca na internet;
- Ganhar mais seguidores nas redes sociais;
- Ter mais acesso no website;
- Se tornar referência no segmento;
- Adquirir mais audiência com tráfego pago;
Essas são algumas das diversas possibilidades que levam uma marca ao topo. Um bom investimento em Marketing Digital traz resultados muito expressivos. Se pensarmos no MarketingDigital como um todo, veremos que o foco está sempre no topo do Funil de Vendas, isto é:
- na Aquisição/Atração
- Na Qualificação
Depois da etapa de Qualificação (de acessos, de leads, de alcance nas redes, enfim, do que se tratar o objetivo), vender e reter não fazem mais parte do escopo tradicional de marketing digital.
Ou seja, se a Taxa de Conversão de Vendas estiver baixa, é papel do gestor comercial encontrar a solução, arrumar o time, trocar algum roteiro e mais. Porém gerar mais acessos, alcance e leads qualificados é papel do marketing digital.
Mas atenção! O conjunto dessas estratégias não são mágicas e muito menos promessas. Elas exigem uma equipe de profissionais especializados, e principalmente com experiência no mercado. Por isso, a agência digital que você escolher também faz a diferença.
É possível avançar primeiramente com um objetivo, ou diversos deles, no momento de traçar o plano. Até aqui ficou claro, certo?
O que é Growth Marketing?
O Growth Marketing é um caminho mais profundo para crescimento de uma empresa, por isso usa metodologias mais agressivas. Seu principal objetivo é o crescimento acelerado quanto à aquisição e retenção de clientes. O Growth Marketing abrange todo o Funil de Vendas e pode inclusive usar outras estratégias de marketing aliadas, como televisão, rádio e demais frentes.
- Enquanto no Marketing Digital a preocupação é com a primeira fase do funil, o Growth Marketing atua cuidando e desenvolvendo todas as etapas do funil de vendas:
Leia mais sobre o que é Funil de Vendas
Importante você também entender que Growth Marketing deriva do Growth Hacking, um mindset que consiste em analisar o que pode ser melhorado dentro de todos os processos da empresa, “hackeando” pontos como logística, jornada do cliente preço e produto, oferta e demanda, indicadores de mercado e mais.
As metas do Growth Marketing são a médio e longo prazo e exigem acompanhamento constante dos resultados e das métricas geradas em todo o processo. Envolve também muito teste para entender o que pode ou não funcionar.
Segundo a CMO do Ninho Digital, Larissa Ilaídes: “Enquanto o Marketing Digital se preocupa com a aquisição de tráfego qualificado e geração de leads para manter a boca de um funil sempre cheia e rentável, o Growth Marketing olha além do topo do funil e precisa entregar resultados de venda e retenção, mas também de inovação. É preciso sempre olhar para o negócio, questionar o produto e entrecruzar dados. A palavra de ordem é: experimento”.
Para ilustrar a diferença entre Growth Marketing e Marketing Digital, desenhamos a seguinte comparação:
Para você se aprofundar ainda mais no assunto, indicamos esse episódio do podcast Deep Growth, com a participação de Raphael Lassence, fundador da Growth Team: #2 – Growth, Polêmicas e Marketing Pessoal – Deep Growth | Podcast on Spotify
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