A interação nas redes sociais é uma das coisas mais importantes para fidelizar seu público e construir uma marca de valor. A melhor parte disso é que, como resultado, o seu engajamento nas redes sociais tende a aumentar, o que tem se mostrado uma estratégia para atrair clientes cada vez mais eficaz.
Então, se você está pensando em interagir mais com o seu público, mas não tem certeza de como fazer isso, esse post vai ajudar você! Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e comece a criar suas estratégias!
O que é considerado interação nas redes sociais?
Antes de aprender a interagir corretamente com o público, é necessário entender quais são as principais métricas que podem ser utilizadas para mensurar e definir seus objetivos.
Além da taxa de engajamento (comentários + curtidas) de uma publicação, é possível verificar, no Facebook e no Instagram, principalmente:
- visitas ao perfil;
- cliques no link (tanto no perfil quanto nos stories);
- cliques nos CTAs (e-mail, telefone e endereço)
- respostas de stories;
- DMs (Direct Messages);
- envios e compartilhamentos.
Além dessas, existem algumas outras que também podem ser utilizadas de acordo com o seu objetivo.
Como conhecer seu público?
Saber definir claramente quem é o seu público facilita muito durante a interação; desde o planejamento de conteúdo direcionado para essas pessoas, até o entendimento sobre o seu estilo de vida para definir os melhores momentos para as interações.
Definir a localização, faixa etária e gênero das pessoas que acompanham o seu trabalho servirá como uma base sólida para todas essas decisões futuras.
Que práticas adotar para interação das redes sociais?
Ofereça conteúdo de valor
Manter o público fiel e interessado é o maior desafio aqui. Para isso, entregar um conteúdo de qualidade é de extrema importância para gerar interação nas redes sociais. Quando direcionado para o público certo, as pessoas tendem a curtir e comentar mais, além de compartilhar e marcar outras pessoas nos comentários — tudo isso porque o conteúdo agrega valor e é do interesse da audiência.
Isso pode resultar em criação de conteúdo gerado por usuários de maneira espontânea, o chamado User-Generated Content, uma das maneiras mais eficazes de fortalecer a sua comunidade on-line.
Um bom conteúdo é a chave na construção de autoridade no assunto e garante confiabilidade e fidelização do público.
Dê atenção
É preciso valorizar cada novo seguidor da página! Todos os comentários e mensagens devem ser respondidos o mais rápido possível para que as pessoas se sintam próximas e atendidas. Afinal, se a pessoa dedicou um tempo para comentar em uma publicação, ela espera ser respondida.
Para a venda de produtos ou serviços, o quanto antes é respondida a mensagem, mais provável é de a pessoa fechar o negócio com a sua empresa, porque o interesse dele ainda não “esfriou”.
Além disso, é interessante analisar as mensagens, comentários e avaliações que as pessoas estão deixando na página. Visto que essas pessoas têm voz para trazer seus interesses, pode ser uma fonte rica de definição de pautas e estratégias de sucesso. Construir uma comunicação horizontal, onde a audiência sinta que faz parte da marca é o cenário ideal.
Afine sua linguagem
A linguagem precisa combinar com o seu público! Se a maior parte dessas pessoas é jovem, uma linguagem descontraída pode ser interessante. Se o seu negócio é de um ramo mais sério, é melhor utilizar uma linguagem mais formal. O ideal é sempre ser objetivo e educado, atendendo a todas as dúvidas da pessoa.
É importante que essa forma de se comunicar esteja afinada com o seu público. Isso também contribui com a proximidade e com o sentimento de empatia, tão necessário entre as marcas e os consumidores.
Procure sempre manter o tom e a uniformidade na hora de conversar com a audiência, sem perder a mão e conquistando cada vez mais seu público.
Use memes e tendências
Publicações com memes, humor e tendências são as que mais geram engajamento e interação nas redes sociais. Um exemplo bem claro disso é a do vídeo do cachorro Chico e a marca de colchões Sono Quality.
A empresa pegou o hype do vídeo do Chico, que bombou no Twitter depois de destruir completamente a cama da sua dona, e fez uma ação incrível: enviou de presente um colchão novo para a dona e para o cachorro.
A ação teve um impacto direto em mais de 2 milhões de pessoas! Deu tão certo que agora o Chico é “garoto-propaganda” da marca! Sem contar as milhares de mensagens recebidas nas redes sociais da Sono Quality e compartilhamentos de famosos, como o Padre Fábio de Melo.
Outra maneira de trabalhar esse tipo de conteúdo é com datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Carnaval ou aniversário da marca. O ideal é ficar de olho no que as pessoas estão comentando na sua página, soltar a criatividade e surpreender a audiência.
O resultado? Além de boas risadas e muita identificação, gera muita interação nas redes sociais e fideliza o público.
Abuse das outras interações
A comunicação não precisa se limitar às mensagens e comentários. Existem outras formas de interagir com a audiência, como nos Stories ou em vídeos ao vivo.
O Stories do Instagram, por exemplo, abre um leque de possibilidades ao disponibilizar diversas ferramentas de interação. Veja quais.
- Enquetes.
- Perguntas.
- Música.
- Contagem regressiva.
- Barra de reação.
- Teste.
- Bate-papo.
- Filtros.
Já os vídeos ao vivo são uma forma de interagir de maneira espontânea e muito mais próxima ao público. São uma ótima maneira de lançar um produto novo ou de tirar dúvidas frequentes, por exemplo.
Agora que você já sabe como interagir corretamente com o público nas redes sociais, comece a traçar estratégias para sua marca e veja como ela pode crescer com a interação com seu público.
Aqui no Ninho nós temos um time incrível de social media que é especialista em interação nas redes sociais. Entre em contato com a gente e veja o que podemos fazer por sua marca!