Ícone do site Ninho Digital

Interação nas redes sociais: como fazer

Geração Z

A interação nas redes sociais é uma das coisas mais importantes para fidelizar seu público e construir uma marca de valor. A melhor parte disso é que, como resultado, o seu engajamento nas redes sociais tende a aumentar, o que tem se mostrado uma estratégia para atrair clientes cada vez mais eficaz. 

Então, se você está pensando em interagir mais com o seu público, mas não tem certeza de como fazer isso, esse post vai ajudar você! Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e comece a criar suas estratégias!

O que é considerado interação nas redes sociais?

Antes de aprender a interagir corretamente com o público, é necessário entender quais são as principais métricas que podem ser utilizadas para mensurar e definir seus objetivos. 

Além da taxa de engajamento (comentários + curtidas) de uma publicação, é possível verificar, no Facebook e no Instagram, principalmente:

Além dessas, existem algumas outras que também podem ser utilizadas de acordo com o seu objetivo.

Como conhecer seu público?

Saber definir claramente quem é o seu público facilita muito durante a interação; desde o planejamento de conteúdo direcionado para essas pessoas, até o entendimento sobre o seu estilo de vida para definir os melhores momentos para as interações.

Definir a localização, faixa etária e gênero das pessoas que acompanham o seu trabalho servirá como uma base sólida para todas essas decisões futuras.

Que práticas adotar para interação das redes sociais?

Ofereça conteúdo de valor

Manter o público fiel e interessado é o maior desafio aqui. Para isso, entregar um conteúdo de qualidade é de extrema importância para gerar interação nas redes sociais. Quando direcionado para o público certo, as pessoas tendem a curtir e comentar mais, além de compartilhar e marcar outras pessoas nos comentários tudo isso porque o conteúdo agrega valor e é do interesse da audiência.

Isso pode resultar em criação de conteúdo gerado por usuários de maneira espontânea, o chamado User-Generated Content, uma das maneiras mais eficazes de fortalecer a sua comunidade on-line

Um bom conteúdo é a chave na construção de autoridade no assunto e garante confiabilidade e fidelização do público.

Dê atenção 

É preciso valorizar cada novo seguidor da página! Todos os comentários e mensagens devem ser respondidos o mais rápido possível para que as pessoas se sintam próximas e atendidas. Afinal, se a pessoa dedicou um tempo para comentar em uma publicação, ela espera ser respondida. 

Para a venda de produtos ou serviços, o quanto antes é respondida a mensagem, mais provável é de a pessoa fechar o negócio com a sua empresa, porque o interesse dele ainda não “esfriou”.

Além disso, é interessante analisar as mensagens, comentários e avaliações que as pessoas estão deixando na página. Visto que essas pessoas têm voz para trazer seus interesses, pode ser uma fonte rica de definição de pautas e estratégias de sucesso. Construir uma comunicação horizontal, onde a audiência sinta que faz parte da marca é o cenário ideal.

Afine sua linguagem

A linguagem precisa combinar com o seu público! Se a maior parte dessas pessoas é jovem, uma linguagem descontraída pode ser interessante. Se o seu negócio é de um ramo mais sério, é melhor utilizar uma linguagem mais formal. O ideal é sempre ser objetivo e educado, atendendo a todas as dúvidas da pessoa. 

É importante que essa forma de se comunicar esteja afinada com o seu público. Isso também contribui com a proximidade e com o sentimento de empatia, tão necessário entre as marcas e os consumidores.

Procure sempre manter o tom e a uniformidade na hora de conversar com a audiência, sem perder a mão e conquistando cada vez mais seu público.

Use memes e tendências 

Publicações com memes, humor e tendências são as que mais geram engajamento e interação nas redes sociais. Um exemplo bem claro disso é a do vídeo do cachorro Chico e a marca de colchões Sono Quality. 

A empresa pegou o hype do vídeo do Chico, que bombou no Twitter depois de destruir completamente a cama da sua dona, e fez uma ação incrível: enviou de presente um colchão novo para a dona e para o cachorro.

A ação teve um impacto direto em mais de 2 milhões de pessoas! Deu tão certo que agora o Chico é “garoto-propaganda” da marca! Sem contar as milhares de mensagens recebidas nas redes sociais da Sono Quality e compartilhamentos de famosos, como o Padre Fábio de Melo.

Outra maneira de trabalhar esse tipo de conteúdo é com datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Carnaval ou aniversário da marca. O ideal é ficar de olho no que as pessoas estão comentando na sua página, soltar a criatividade e surpreender a audiência. 

O resultado? Além de boas risadas e muita identificação, gera muita interação nas redes sociais e fideliza o público.

Abuse das outras interações

A comunicação não precisa se limitar às mensagens e comentários. Existem outras formas de interagir com a audiência, como nos Stories ou em vídeos ao vivo.

O Stories do Instagram, por exemplo, abre um leque de possibilidades ao disponibilizar diversas ferramentas de interação. Veja quais.

Já os vídeos ao vivo são uma forma de interagir de maneira espontânea e muito mais próxima ao público. São uma ótima maneira de lançar um produto novo ou de tirar dúvidas frequentes, por exemplo.

Agora que você já sabe como interagir corretamente com o público nas redes sociais, comece a traçar estratégias para sua marca e veja como ela pode crescer com a interação com seu público.

Aqui no Ninho nós temos um time incrível de social media que é especialista em interação nas redes sociais. Entre em contato com a gente e veja o que podemos fazer por sua marca!

    Autor

    • Amanda Ikoma é a Head of Social Media no Ninho Digital. Já morou a Ucrânia (2012) e na China (2014), é mãe de uma gatinha chamada Zoey e gosta muito de sushi. Como o Julius, tem dois empregos: no Ninho e como Digital Influencer. Acompanhe no Instagram: @amycore.

    Sair da versão mobile