A rede social Koo ultrapassou a marca de 2 milhões de usuários brasileiros nesta semana e fez questão de comemorar o feito em seu perfil do Twitter, o principal concorrente da plataforma.
Na postagem, feita na última terça-feira (22), o perfil oficial da plataforma indiana escreveu: “Koo ultrapassa 2 milhões de usuários em 4 dias! Participe da festa e convide seus amigos também”.
Na mesma publicação, a rede social que passou a atrair inúmeros brasileiros depois da compra do Twitter por Elon Musk também comemorou o fato do aplicativo estar no topo da lista dos mais baixados da PlayStore e da App Store.
O recorde de usuários brasileiros veio dias depois dos administradores do Koo lançarem a versão em português do aplicativo. Para alterar o idioma, basta que o usuário acesse a aba ‘Settings’ (de configurações) e abra o campo ‘Language’.
Entre as personalidades que já criaram seu perfil no Koo estão: o influenciador Casimiro, o ator e comediante Paulo Vieira, o ator Bruno Gagliasso, a cantora Clarice Falcão e o criador de conteúdo Felipe Neto.
Até o momento, o youtuber é o brasileiro com mais seguidores na plataforma. Ele comemorou o feito brincando com o nome do App na segunda-feira (21).
“500 mil pessoas no meu koo! Eu estou sem palavras!! Completamente atolado de felicidades… Meu koo nunca mais será o mesmo. É um orgulho imenso ter o maior koo do Brasil!”, escreveu Felipe Neto.
Um dia antes, no entanto, o influenciador havia informado, por meio de sua conta no Twitter, que sua conta no Koo havia sido hackeada por duas horas. “Ocorreu uma falha no sistema durante 2 horas. Foi por aí que o hacker entrou na minha conta, mas ele não teve acesso a NADA, só conseguia postar”, explicou.
O que é a rede social Koo?
Lançado em 2020, por Radhakrishna e Mayank Bidawatka, o Koo App é um microblog de origem indiana que se assemelha muito ao Twitter. Ele permite a publicação de textos de até 500 caracteres, fotos, vídeos e enquetes, que podem ser curtidas, comentadas ou republicadas.
Além disso, assim como a rede do passarinho, ele possui uma aba de ‘Trending Topics’ com os principais assuntos do dia e as hashtags que conseguiram mais engajamento.
No Koo, personalidades e pessoas de relevância social também têm seu perfil verificado por meio de um ícone amarelo.
Entre os diferenciais do Koo em relação ao Twitter, estão:
- A possibilidade de postar em mais de um idioma de uma só vez. Atualmente, existem 12 idiomas que podem ser escolhidos pelos usuários na hora de enviar um post.
- Criar uma espécie de galeria de fotos no perfil.
De acordo com o site oficial do Koo, desde seu lançamento, a rede social já alcançou mais de cem países e cinquenta milhões de usuários.
Mas o que significa Koo?
O termo Koo não tem uma tradução para o português porque, na verdade, é uma onomatopeia. O perfil oficial do app fez questão de explicar o que ele significa depois que piadinhas infames – feitas por brasileiros – tomaram conta da web.
Segundo a postagem, Koo é o som feito pelo pássaro amarelo símbolo da empresa.
Polêmicas
Na Índia, o Koo está envolvido em algumas polêmicas. Ao mesmo tempo em que é acusada de não combater com veemência os discursos de ódio, a rede social também atraiu celebridades indianas de extrema-direita durante um embate entre o governo do país e o Twitter.
O conflito em questão ocorreu quando Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, solicitou que o Twitter bloqueasse contas de agricultores contrários a algumas medidas implantadas pelo governo. A princípio, o Twitter atendeu o pedido, mas depois acabou voltando atrás e alegou que as justificativas dadas pelo governo eram insuficientes.