A linha editorial que será seguida é um dos principais elementos dentro do planejamento do marketing de conteúdo de uma marca. É ela que irá determinar quais temas serão elaborados e distribuídos nas redes sociais, blogs, entre outros.
Para entender o que são linhas editoriais em mídias digitais, pense que a nomenclatura foi absolvida do jornalismo. Na área, elas representam a forma como as empresas veem o mundo e guiam os profissionais na hora de escolherem os temas pautados e escreverem sobre os assuntos.
Nesse sentido, um tema que não esteja de acordo com a linha editorial de uma revista, não será publicado. Por exemplo, dificilmente um periódico que defende a preservação da natureza irá veicular matérias que incentivem a exploração de minas de ouro localizadas em reservas indígenas ou defender a abertura de autoestradas em reservas ambientais.
No marketing e para perfis em mídias digitais a lógica é a mesma. Os temas publicados devem atender às demandas da audiência, mas sempre estando de acordo com a “essência” escolhida pela marca. Na sequência, ainda durante a construção da linha editorial é preciso ter bem claro:
- Quais temáticas o perfil irá abordar?
- As temáticas irão mudar de uma rede social para a outra?
- Que tipo de temas pode-se explorar no segmento de atuação da marca?
Importância da linha editorial
Além de facilitar o seu trabalho e ajudar o público a entender do que se trata a sua marca, a definição de uma linha editorial é importante também para os algoritmos das redes sociais. Eles precisam de padrões para compreender do que se trata o perfil e para quem ele se destina.
Quanto mais o perfil for organizado e ‘nichado’, de acordo com a expectativa da persona, mais os algoritmos irão entregar os conteúdos para as pessoas certas. Da mesma forma, quando a audiência começar a interagir, a tendência é que os algoritmos consigam ser ainda mais assertivos, distribuindo as postagens cada vez mais para o público interessado no assunto.
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Não adianta querer abraçar o mundo, é melhor ter um perfil com o conteúdo certo, para a pessoa certa, ou seja, segmentado, do que tentar falar com milhões de pessoas e não alcançar nenhuma.
Por exemplo, uma marca sobre itens esportivos precisa saber se sua persona é um esportista iniciante ou um esportista experiente, já que os conteúdos para cada nicho são diferentes. Com base nisso, a linha editorial mais condizente poderá ser definida.
Como escolher
Para escolher linhas editoriais para sua marca, um processo muito comum é pesquisar nas próprias redes sociais e em portais digitais do segmento para entender quais linhas podem gerar mais engajamento e visibilidade para que o objetivo seja alcançado. É a chamada análise de mercado, ou benchmarking.
É imprescindível que antes de chegar nessa etapa, você já tenha definido quem é seu público-alvo, sua persona e o objetivo da sua marca nas mídias digitais.
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Com todas essas informações em mente, você também pode se guiar pelas respostas das seguintes questões:
- No que o perfil precisa ser autoridade?
- O que a empresa, marca, negócio ou indivíduo possui no histórico e que possa ser explorado?
- Quais são os cases que lhe conferem status positivo?
- O que é interessante contar?
- O que a persona quer ver?
- O que a persona precisa ver?
- Quais as dúvidas, dores e desafios da persona?
- Que tipo de conteúdo ajuda a persona a chegar onde ela quer?
A partir do resultado dessas indagações, é possível listar as ideias que surgiram e estabelecer uma linha editorial para, na sequência, criar pautas e categorias que vão de encontro às necessidades da persona.
Uma linha editorial em seis passos
Se formos dividir o processo de escolha de uma linha editorial em passos, podemos citar seis como os mais importantes. São eles:
- Compreenda a sua marca
- Tenha claro quem é sua persona
- Levante as principais dúvidas dos clientes, representados pela persona
- Entenda sua persona: quais são suas preferências, necessidades, desejos, dores, desafios, etc.
- Crie algumas categorias principais que possam guiar seus conteúdos
- Estabeleça um cronograma para publicação das postagens
Conclusão
A linha editorial deve ser vista como o coração de todo o seu conteúdo. Ela irá guiá-lo na hora de pensar as pautas, ao mesmo tempo em que irá diferenciá-lo de marcas similares, mas principalmente irá garantir a unicidade dos seus conteúdos.
Tudo isso possibilita ao público identificar a marca em meio a tantas outras e, finalmente, optar por ela na hora da compra.
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