Um funil de vendas é uma estrutura que define etapas para chegar a um objetivo final, que é a aquisição de clientes. Se fosse definido em uma palavra, seria a jornada do cliente até a compra de um determinado serviço ou produto.
Ele contempla desde o primeiro contato, até a última etapa de finalização, através de uma compra. Um funil de venda é personalizável. Ou seja, ele se adequa a necessidade da sua empresa, mas seguindo uma lógica.
Qual a função de um funil de vendas?
Além de definir a trajetória que o cliente ou potencial cliente percorrerá, um funil também serve como forma de medir resultados e encontrar problemas no meio do caminho. Ou seja, se em alguma das etapas o cliente não está “avançando”, significa que ali pode existir um problema.
Apesar de ser adaptável a cada empresa, possui fases com atividades tais como:
- Prospectar cliente – Esse é geralmente o primeiro passa do funil, em que são mapeados onde estão e quem serão os clientes.
- Apresentar o produto – Nessa segunda fase, o cliente em potencial está conhecendo o produto. Existem diversos meios para isso: redes sociais, anúncios, ligação, e-mail etc.
- Quebrar as objeções – Aqui são tiradas as dúvidas que impedem o cliente de finalizar a compra ou chegar até o final do funil.
- Fechamento do negócio – Aqui é a última etapa, e caso a compra e venda se concretize, significa que o cliente cumpriu toda a jornada do funil de vendas.
Dessa forma é possível guiar resultados e mensurar os números de vendas.
Quais são os tipos de funil de vendas?
Você pode encontrar diversos tipos de funis de venda, que variam de acordo com a finalidade. Alguns deles são:
- Funil com foco na nutrição de leads: Nesse modelo a meta não é quantidade de clientes (leads) e sim acompanhar eles até o final do funil, nutrindo essa pessoa com informações relevantes e que influenciam na decisão do cliente.
- Funil de vendas focado em leads qualificados – Nesse modelo a meta é ter leads de qualidade, e não focar na quantidade. Dessa forma é necessário dar uma atenção maior a abordagem desse público.
- Funil de encantamento e venda direta: Nesse modelo é oferecido um conteúdo grátis, como e-book ou webinar para o lead em troca de dados. Dessa forma, você capta o contato e faz algum direcionamento posterior.
Marketing e Funil de Vendas
Um funil de vendas não necessariamente está associado ao marketing, porém, quando associado, pode trazer um excelente retorno. Existem duas distinções importantes para você entender:
- Growth Marketing – O Growth Marketing é o uso do marketing em todos os estágios de um funil de vendas. Ele ajuda a impulsionar e trazer ainda mais resultados através de ferramentas específicas.
- Marketing digital – O uso do marketing digital acontece geralmente nos dois primeiros passos de um funil de vendas “comum”, principalmente para a captação de leads, por exemplo, através do Instagram, anúncio em redes sociais e conteúdos em blogs.
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