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Você sabe o que é storytelling e como essa prática pode ser uma grande aliada de sua marca nas redes sociais? Primeiramente, entenda que storytelling é a arte de usar técnicas de roteiristas e escritores para deixar a escrita cativante, ou seja, transformar as mensagens em algo que chame atenção dos leitores.
Conteúdos únicos criam conexão, identificação e mexem com as emoções do público. Nas redes sociais, isso é um recurso capaz de encantar e engajar a audiência, o que destaca o perfil no meio de tantos outros e humanizando a marca.
O que é storytelling na identificação da marca
Christian Salmon explica no livro ‘Storytelling: La máquina de fabricar historias y formatear las mentes’ que “as pessoas não compram produtos, mas as histórias que esses produtos representam. Elas também não compram marcas, mas os mitos e arquétipos que a marca simboliza”.
A reflexão do autor nos mostra a importância de gerar essa identificação entre público-alvo e marca, e aponta o storytelling como um bom caminho para alcançar esses objetivos.
Para ele, os principais elementos de uma história bem contada são:
A definição da mensagem a ser transmitida
O cenário (todo acontecimento precisa de um lugar)
Um personagem forte que percorre uma jornada e o desafio que o motiva
É importante ressaltar que como nas redes sociais os conteúdos são mais dinâmicos, o recurso pode ser aplicado de forma mais simplificada.
Um bom exemplo do uso do storytelling é a campanha #ShowUs feita pela marca Dove, em 2019, que durou cerca de um ano.
Na ocasião, a Dove criou a maior biblioteca de estoque fotográfico do mundo de mulheres reais, depois que pesquisas mostraram que aproximadamente 70% das mulheres não se sentiam representadas pelas imagens da mídia.
E, para o storytelling nas redes sociais, a Dove compartilhou a foto e a história de cada mulher. O que promoveu identificação e criou uma verdadeira comunidade.
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Como fazer um storytelling no Instagram
Como já falamos, o processo de criação de uma boa história envolve personagem, ambiente, conflito/desafio e a mensagem que se deseja transmitir. Se bem construída, a mensagem pode até ser sobre um tema de conhecimento geral, porque o conteúdo irá ser diferenciado se abordado pela perspectiva única do protagonista.
Mensagem
Para usar o storytelling no Instagram, primeiro, reúna o máximo de informações sobre o seu negócio. Com esses dados em mente, pense como usá-los em uma publicação na qual você quer transmitir determinada mensagem.
Ainda no processo de criação da história, você deve escolher o ambiente, personagem e conflito com o qual ele está envolvido. Quanto mais você conhecer seu público-alvo ou persona, mais fácil será construir uma história que faça sentido para ele.
Para tanto, responda as perguntas:
Quem irá ler o conteúdo?
Onde essas pessoas estão?
Quais são as suas dificuldades?
Qual a melhor linguagem para falar com elas?
O que emociona essas pessoas?
Com o que elas se identificam?
Leve em conta que quanto mais você mexer com a imaginação das pessoas e quanto mais elas se identificarem, mais elas irão se interessar pelo conteúdo. Todos os posts podem ter uma boa narrativa, basta realizar o planejamento com antecedência.
Defina também qual formato será usado no post. Texto, vídeo ou áudio? Vai ser postado no Feed, Reels ou Stories? O conteúdo deve ser adaptado conforme a escolha e os recursos de cada um devem ser explorados ao máximo. Por exemplo, se a história será contada por texto, os recursos textuais irão valorizar o conteúdo, já no caso do audiovisual, os recursos de edição serão um grande aliado para a formatação.
Não deixe passar as oportunidades de utilizar as ‘modinhas’ do momento. Memes, por exemplo, funcionam muito bem no Reels e no Feed e permitem que você se conecte com o público de uma forma divertida, usando o humor. Elementos da cultura pop também podem ser explorados nesse contexto.
Conclusão
O storytelling, ou seja, desenvolver narrativas em suas postagens nas redes sociais permite que você agregue valor à marca ou aos produtos com os quais trabalha.
O recurso cria conexões entre a marca e clientes/seguidores atuais ou em potencial. Ao chamar a atenção do público e criar um vínculo emocional, você estará gerando um impacto positivo, o que resulta em engajamento, fortalecimento e humanização da marca.
Lembre-se ainda que as histórias devem ser dinâmicas e ter fluidez.
Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.
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