Descubra por que apostar em liderança positiva
Publicado em: 11 de novembro de 2019
Se você é um líder, sob qualquer sentido da palavra, você sabe que é um trabalho difícil. A liderança é muito mais do que dar ordens, gerenciar o tempo de funcionários, agendar coisas e fornecer relatórios anuais de performance. É uma tarefa que requer dedicação e uma grande variedade de habilidades. Nesse sentido, a abordagem da liderança positiva pode ser uma solução incrível.
Liderar outros pode ficar confuso e complicado, mas é um papel vital para a empresa. Leia nosso artigo e aprenda como abordar a liderança de maneira positiva, efetiva e impactante.
O que é liderança positiva?
A liderança positiva é uma área de estudos dentro da psicologia positiva relativa a estilos de liderança, técnicas e comportamentos que podem ser classificados como digressivos – positivamente digressivos.
Ser positivamente digressivo significa que o estilo, técnica e comportamento do líder se encaixa fora da normalidade observada geralmente na liderança. Pense em uma curva de sino (mais ou menos nesse formato, com uma cauda estendendo para cada lado: ∩) de comportamentos de liderança, com os negativos na esquerda e os positivos na direita.
A maioria dos comportamentos vai ficar em algum lugar no meio, na parte mais grossa da curva. Más atitudes ficarão à esquerda, enquanto condutas de liderança positiva estarão à direita do espectro.
Nós gastamos muito tempo falando sobre má liderança, apontando o que não fazer e tentando fazer com que as pessoas mudem seus hábitos do lado esquerdo para o lado centro-direito da curva de sino. O foco da liderança positiva, no entanto, é trazer os líderes para algum lugar na extrema direita dessa curva.
Um breve exame da teoria
A liderança positiva é um termo guarda-chuva, onde vários tipos diferentes de liderança estão. As mais conhecidas são:
- liderança autêntica;
- liderança transformacional;
- liderança carismática;
- liderança servil;
- liderança espiritual.
Os modelos empregados por essas teorias diferem-se baseadas nas ideias e relações únicas nas quais cada teoria é fundamentada. No entanto, geralmente elas incluem componentes em comum, como:
- a liderança positiva envolve experimentar, modelar e aprimorar emoções positivas;
- um líder positivo é interessado no desenvolvimento dos colaboradores e também nos resultados;
- grande autoconsciência, otimismo e integridade pessoal.
Como a liderança positiva impacta na cultura da empresa?
Desde o seu aparecimento no final do último século, a psicologia positiva influenciou bastante um número significativo de modelos teóricos e conceituais no campo de estudos.
A psicologia progressivamente parou de focar no que nos torna infelizes e improdutivos, passando a destacar o que atenua o sofrimento e aumenta a felicidade das pessoas e gera resultados positivos.
Em paralelo, o comportamento organizacional é aplicado como uma extensão dessa psicologia. A comunidade científica está focando nos estudos de fórmulas e estruturas do comportamento organizacional positivo para assegurar o sucesso de sistemas econômicos e políticos, levando a otimização de processos e metas.
E a liderança positiva é um dos fatores mais importantes dentro desse espectro. Líderes positivos são um elemento chave da otimização de performance de indivíduos, grupos e empresas.
O desenvolvimento de todas as dimensões positivas do ser humano e a promoção do bem-estar e da saúde organizacional e ocupacional acontece tanto no nível individual quanto no coletivo.
Mas o que é necessário para ser um líder positivo? O que o torna diferente de um líder normal?
5 ações para ter uma liderança positiva
Aqui vão 5 maneiras práticas para cultivar os pilares da liderança positiva na sua empresa e conseguir muito mais produtividade dos seus colaboradores.
1. Afirme o potencial humano
Como um líder, você tem uma profunda responsabilidade em tornar o mundo um lugar melhor. Agindo como um líder positivo (ou seja, focar sua atenção em melhorar a capacidade positiva da empresa) você irá beneficiar a si próprio, seus clientes, seus colegas de trabalho, sua comunidade e talvez até o mundo.
Líderes positivos têm um viés afirmativo. Eles focam em forças e capacidades e afirmam até onde pode chegar o potencial humano. Criar mais capacidades positivas significa usar estratégias para consistentemente criar mais experiências boas no trabalho.
2. Foque no humor
Sempre que a gente experimenta emoções positivas, como alegria, simpatia, orgulho, admiração e gratidão, isso ajuda a abrir nossas mentes. Assim, conseguimos pensar com mais criatividade e de maneira mais colaborativa para lidar com mais resiliência com os altos e baixos que existem em qualquer ambiente de trabalho.
3. Cultive relacionamentos positivos
Nossas relações com outras pessoas são a melhor garantia de abaixar nossos níveis de estresse e melhorar a nossa concentração no trabalho. Isso acontece pois a cada vez que nos conectamos genuinamente com outra pessoa, o hormônio indutor de prazer conhecido como ocitocina é liberado na corrente sanguínea, ajudando a diminuir a ansiedade.
Isso pode ser feito de maneira bem simples, sem precisar de grandes discursos. É necessário apenas um pequeno momento para se conectar com outro: compartilhando uma emoção como bondade e gratidão; mantendo contato visual ou correspondendo linguagem corporal ou tons vocais para sincronizar a atividade mental; e investindo no auxílio mútuo.
4. Encontre um propósito
Muitas pessoas colocam o propósito como a maior prioridade no trabalho, acima mesmo de promoções, salários, segurança e jornada. Saber que o trabalho realizado tem um impacto positivo e significativo na vida de outras pessoas faz com que a motivação seja alta.
A ideia de propósito pode ser construída ao ajudar pessoas verem o impacto positivo que a sua empresa tem nas suas vidas. Foque seu time não somente no “o quê” é feito todo dia, mas em “como” foi feito e no “porque” de fazer aquilo. Como resultado, o trabalho realizado diariamente, mesmo que seja repetitivo, ganha muito mais sentido.
5. Inflame a esperança
Mesmo que a maioria das pessoas ache que amanhã será melhor que hoje, poucas acreditam que elas podem ajudar a fazer o futuro melhor.
Como um líder positivo, assegure-se de ter pelo menos um projeto que todo mundo esteja genuinamente animado a fazer, mesmo que seja mais por paixão do que por negócio. Faça o seu melhor para derrubar obstáculos e tornar mais fácil para seu time concluir o trabalho e traga pessoas de dentro e fora da empresa que possam inspirar outras. Ter uma visão positiva do futuro ajuda a manter seu time engajado e motivado a realizar as entregas.
Agora que você já sabe da importância da liderança positiva para sua empresa, que tal compartilhar esse conhecimento com seus colegas nas redes sociais?
Autor: Raphael Pires, chief editor na iClips – empresa especializada em gestão para agências de comunicação.
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