A presença digital de uma marca nas redes sociais é fundamental nos dias de hoje. Isso porque o uso dessas plataformas não para de crescer e seu alcance é cada vez maior. A pandemia de Covid-19, inclusive, acelerou esse processo. Ela fez com que as pessoas vissem nessas mídias uma forma de não perder o contato com amigos e familiares.
Uma pesquisa da plataforma Cupom Válido, que entrecruzou informações da Hootsuite e WeAreSocial, mostrou que em 2021, o Brasil já era o terceiro país do mundo que mais usava as redes sociais.
Presença digital certeira
Segundo a Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, 31% dos usuários brasileiros no Instagram estão na faixa de 25 a 34 anos. Enquanto que no Facebook, a faixa etária mais ativa está em 35+. O levantamento revela as preferências das pessoas para determinadas redes e nos mostra a necessidade de planejar as ações para fortalecer a presença digital de acordo com o público desejado.
Nesse contexto, é preciso entender e avaliar quais redes e quais recursos devem contemplar a estratégia, para que se obtenham melhores resultados. Mas isso só pode ser feito depois de definido quem é o público-alvo da sua marca.
Já com o público-alvo na ‘ponta da língua’, as seguintes perguntas devem ser respondidas:
- Em quais redes sociais o público abrangente que precisa ser atingido está?
- Com que frequência ele utiliza cada rede social?
- Em quais horários ele costuma acessar?
Este exercício é necessário para que seja possível entendermos quais os papéis de cada rede social e como podemos utilizá-las de maneira estratégica.
Somente a partir dessas respostas é possível começar a entender em quais redes sociais a estratégia de presença digital deve concentrar mais recursos de conteúdo e atualização. De forma que não sejam destinados muitos esforços em redes que o público que se quer atingir não esteja.
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Exemplos de presença digital
Veja os seguintes exemplos que levam em conta duas das redes sociais mais usadas no mundo: o Facebook e o Instagram.
Loja de calçados
- Uma loja de calçados tradicional precisa iniciar a presença digital em redes sociais e seu público principal são mulheres entre 30 a 35 anos.
- A loja que tem uma unidade física já criou uma página no Facebook. E além disso, cadastrou informações de endereço e telefone para facilitar sua encontrabilidade na web.
- Porém, como o público principal é o feminino entre 30 a 35 anos, deve-se levar em conta que o Instagram tem maior impacto nessa faixa etária entre as redes sociais. O ideal seria então manter uma estratégia de conteúdo no Instagram.
Sendo assim, a loja de calçados deve iniciar a presença digital com no mínimo:
- Uma página de Facebook atualizada periodicamente com conteúdos institucionais a fim de ser encontrada de maneira mais fácil.
- Uma conta Instagram Business para atrair o público, mostrar produtos e criar conteúdos semanalmente.
Construtora de imóveis
Por outro lado, uma construtora de imóveis que deseja atingir um público de faixa etária entre 50 a 60 anos, por exemplo, deve destinar conteúdos e recursos no Facebook. Posto que esta rede social é atualmente usada por esta parcela de público.
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Conclusão
Atualmente, é crucial manter perfis atualizados e acessíveis nas redes sociais mais utilizadas porque não é possível ignorar o consumo acelerado dessas mídias por todas as faixas etárias. No entanto, as estratégias de presença digital escolhidas devem levar em conta as particularidades de uso do público-alvo, ou seja, concentrar maiores esforços nas redes em que ele está mais presente.
Tenha sempre em mente: Quanto mais preciso quem é seu público-alvo e onde ele está, melhores serão os resultados das ações.
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