Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.
Home / Blog do Ninho / O que é Público-alvo e exemplos para ajudar sua marca a encontrá-lo
O que é Público-alvo e exemplos para ajudar sua marca a encontrá-lo
O público-alvo é a parcela de pessoas que se quer alcançar com determinada mídia ou campanha. Na prática, é o grupo de indivíduos que compõem o perfil de consumidores que a empresa quer atingir.
Sua importância dentro do planejamento do marketing digital é indiscutível. Pois, caso ele não esteja bem estabelecido, as ações projetadas podem não trazer os resultados esperados.
Vale ressaltar que o tamanho do público-alvo é sempre maior que o número de clientes que a empresa tem.
Exemplos
O público-alvo é definido pela necessidadede consumo que envolve o produto ou serviço em questão.
Veja dois exemplos:
Uma loja que vende brinquedos interessa aos mais variados perfis de consumidores, sejam mulheres, homens ou adolescentes, de todas as localidades e com faixas de rendas diversas. Neste caso, o público-alvo é bem amplo e as mensagens de marketing podem ser destinadas a todos, ou de acordo com o que se precisa atingir.
Já uma loja de peças para máquinas industriais de costura necessita falar com empresários do ramo da costura industrial. O que torna o público-alvo bem mais restrito.
Nesse contexto, fica claro que quanto maior o público-alvo, mais campanhas e mensagens precisam ser realizadas em diferentes mídias. Também é preciso entender as suas características, hábitos e interesses para entregar a mensagem mais efetiva possível.
O desafio então é desenvolver diversas linhas estratégias de comunicação que conversem ora com o público em geral, ora com uma parcela dele.
Como descobrir meu público-alvo?
Para determinar um público-alvo são necessários estudos de avaliação de produto e serviço, análises de mercado e verificação da base de clientes atual. Quanto mais a fundo o profissional de marketing conseguir verificar, mais precisão trará na definição de público-alvo.
Entre os fatores que reúnem as pessoas para formarem um público-alvo estão:
Gênero
Faixa etária
Escolaridade
Renda
Classe social
Localização, onde mora, estuda ou trabalha
Hábitos de consumo
Ou seja, o público-alvo é a quantidade de pessoas que reúnem características comuns relacionadas a esses fatores.
É importante ressaltar que o público-alvo está bastante atrelado aos índices econômicos e a oscilação de mercado. Portanto, é necessária uma reavaliação constante.
Sendo assim, durante o processo de descoberta é preciso:
Apurar os dados de consumo do mercado em que se atua
Levantar pesquisas de preferência e oscilação do consumidor
Definir as regiões e entender qual o tamanho do público-alvo, a partir de dados homologados como os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), etc.
Levantar a base de clientes atuais para entender quem são os clientes.
Para auxiliar o processo, é possível ainda elaborar pesquisas de preferência e avaliação com a base atual da clientela mais fiel.
Outro procedimento aplicado é usar técnicas de avaliação dos concorrentes (denominado Benchmark). Principalmente, quando ainda não existe uma base de clientes. Nesse caso, é preciso:
Listar entre 3 a 10 concorrentes
Mapear os produtos e serviços deles e seus diferenciais
Verificar como está a comunicação dos mesmos
Identificar um pouco do público-alvo que está sendo atingido
Público-alvo nas redes sociais
Quando se fala em redes sociais, presença digital e planejamento de conteúdo é imprescindível saber quem é o seu público-alvo. Pois só assim será possível avançar para o detalhe dele, chamado de persona, e elaborar um plano de ação que irá trazer melhores resultados.
O planejamento de marketing digital tem inúmeros detalhes que não podem ser ignorados. Um projeto deve ser elaborado levando em conta as particularidades de cada marca, seu público-alvo, as mídias onde essas pessoas estão, como funcionam os algoritmos dessas mídias, entre inúmeros outros pormenores.
Tudo isso exige conhecimento sobre o assunto e domínio sobre as ferramentas de marketing digital. Mas no final o esforço é compensado com resultados garantidos.
Você está com dificuldade para descobrir qual o público-alvo da sua marca? Preencha o formulário abaixo e o Ninho Digital irá entrar em contato para te ajudar!
Larissa Ilaídes é jornalista com experiência de mais de 12 anos em Search Traffic, SEO e Digital Business. Especialista em comunicação digital, professora e empresária, já coordenou operações de conteúdo e estratégias de growth marketing para diversas marcas como Grupo RIC, RIC Mais, Sport America, Aurora Boreal com Marco Brotto, entre outros.
Um relatório da Integral Ad Science (IAS), líder global em qualidade de mídia digital, mostrou que o principal desafio da publicidade nas redes sociais para o ano de 2023 é enfrentar o declínio da (...)
O Instagram foi o aplicativo em que os brasileiros passaram mais tempo em 2022, ultrapassando o WhatsApp como o app mais popular no país. Os dados são da última pesquisa semestral da plataforma de (...)
O buscador do Google ou Google Search bateu um recorde de tráfego durante a partida final da Copa do Mundo no último domingo (18). Sundar Pichai, CEO da empresa, anunciou pelo Twitter que o (...)