Blog do Ninho

Acompanhe nosso blog de Marketing Digital com notícias sobre Marketing, novidades, ferramentas e tudo o que você precisa para traçar as melhores estratégias.

Home / Blog do Ninho / Qual a função de um gestor de marketing?

Qual a função de um gestor de marketing?

Publicado em: 4 de março de 2020

Qual a função de um gestor de marketing?
Conecte-se no Linkedin: Linkedin

O setor de marketing de uma grande empresa ou indústria tem várias funções e papéis. Além de cuidarem do branding (marca), precisam pensar em campanhas, estratégias de comunicação com o público-alvo e formas de aumentar as vendas. Por conta disso, ter uma área dedicada a isso é essencial. Mas qual a função de um gestor de Marketing e do restante da equipe?

É essencial que você entenda o que um profissional da área faz antes de contratar os seus serviços. Fechar negócio sem saber o que será feito pode fazer com que você imagine algo completamente diferente do que o Marketing irá lhe entregar.

Por isso, eu preparei este post para ajudar você a entender a função de um gestor de Marketing Digital e o que ele pode fazer para alavancar a sua empresa. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra.

A função de um gestor de marketing

Antes de mais nada, é importante saber que um gestor de marketing tem uma função diferente de um gestor de vendas. Veja a seguir as principais funções.

Pesquisar e entender o mercado

Pesquisar e conhecer o mercado é a primeira função de um gestor de marketing. Antes de começar a elaborar as estratégias que serão aplicadas e colocar as ideias em prática, ele precisa pesquisar e entender mais sobre o mercado em que o cliente atua.

Ele vai buscar saber o público-alvo do seu negócio, os seus diferenciais frente à concorrência e os pontos fortes e fracos, para então saber a sua situação e como ele pode colocar sua empresa à frente no mercado.

Dessa forma, ele consegue entender as necessidades do seu público, como você pode supri-las e o que pode ser feito para alcançar esse público da maneira mais eficaz.

funcao-de-um-gestor-de-marketing-digital

Analisar dados

Muitas das pesquisas feitas geram dados importantes e que devem ser analisados, sendo essa outra função de um gestor de marketing. Os números podem revelar informações importantes sobre as melhores estratégias para o seu negócio.

Por isso, analisar os dados e resultados já obtidos pela empresa é importante para que o gestor possa decidir o melhor caminho a ser seguido em busca dos objetivos do seu negócio.

Além disso, ele também deve analisar os dados que estão sendo colhidos durante a implementação da estratégia. Vou explicar mais sobre isso em outro tópico.

Elaborar as estratégias de marketing

Com a pesquisa feita e os dados analisados, outra função de um gestor de marketing entra em ação: elaborar as estratégias e tirá-las do papel. Essa é a hora em que o profissional pega todas as informações relevantes que ele tem e analisa o que pode ser feito para melhorar o cenário do cliente no mercado em que ele atua.

A essa altura, o gestor já sabe o que foi feito anteriormente, o que não deu certo, por que não deu certo e o que deve ser feito a partir de agora para alavancar o negócio. Com base nisso, são elaboradas as estratégias a serem seguidas para atingir o seu objetivo principal.

Acompanhar os resultados

Assim que a estratégia começa a ser aplicada, surge mais uma função de um gestor de marketing: acompanhar os resultados obtidos. De nada adianta colocar novos métodos e técnicas em prática se a eficácia não for comprovada. Por isso é função do profissional verificar os resultados gerados pela nova estratégia.

Esta etapa é muito importante, pois, se os resultados não forem satisfatórios ou não estiverem de acordo com o objetivo, o gestor de marketing pode elaborar uma estratégia ou encontrar o melhor caminho para mudar este cenário.

qual-a-funcao-de-um-gestor-de-marketing-digital

Como ter as melhores estratégias de marketing para o seu negócio?

Então você já sabe qual é a função de um gestor de marketing e por que ela é tão importante para alavancar um negócio, correto? Mas como conseguir as melhores estratégias de marketing sem sobrecarregar o gestor?

Uma das melhores opções é procurar por uma agência de Marketing Digital Curitiba. As agências possuem uma equipe altamente treinada e competente para trabalhar em conjunto com o gestor de marketing, alcançando resultados ainda melhores.

Na agência, cada pessoa do time é especialista em uma área, enquanto o gestor de marketing conhece melhor sua empresa e sabe o que pode ou não funcionar. Dessa maneira os dois lados podem trabalhar juntos, encontrando a melhor forma para alavancar a sua empresa no mercado.

Ter um gestor de Marketing dentro da sua empresa para atuar em parceria com uma agência de Marketing Digital é a melhor forma de você aproveitar os benefícios que ações estratégicas podem trazer.

Quer solucionar seus problemas e fazer sua empresa alçar voos inimagináveis? Então você precisa conhecer o Ninho Digital e começar a alavancar seus resultados agora mesmo! Entre em contato conosco e venha conhecer a melhor agência de Marketing Digital Curitiba para impulsionar o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar o Facebook e Instagram. Lá você fica por dentro de todas as novidades, além de conferir dicas incríveis de Marketing Digital.

    Compartilhe esse conteúdo:
    Facebook Twitter Whatsapp Linkedin
    Deixe seu comentário

    Materiais para você relacionados

    Feche mais clientes todos os dias com nossa estratégia de Funil de Vendas.

    Faça seu cadastro para descobrir como fazer isso na sua empresa.

    ×

    Tem dúvidas? Entre em contato:

    × Olá!