Atenção para os tipos de infográfico que você precisa conhecer para transformar a sua empresa. Texto e imagem em uma só figura, podem transformar o jeito que o seu negócio é visto pelo público. Isso mesmo!
Entenda como funciona um infográfico
Primeiramente, você precisa saber que um estudo recente mostrou que conteúdos visuais atraem mais a atenção em 94% das vezes!
Mas e aí, antes que você se perca: você sabe o que é um infográfico? Vamos explicar abaixo o que é e como funciona um infográfico.
Em primeiro lugar, o conceito de infográfico existe há séculos. A técnica foi se aprimorando e com a internet os infográficos ganharam sons, movimentos, e uma infinidade de recursos para tornar o entendimento pelo público ainda maior.
Infográfico na prática
Mas se você não consegue pensar em um infográfico, vamos deixar esta explicação mais visual e mostrar exemplos bem legais para tornar tudo mais fácil.
Olhem bem para a imagem abaixo:
Esta imagem é um exemplo de infográfico para você começar a entender do que se trata e porque este tipo de conteúdo é tão importante.
Antes de mais nada, o que você precisa saber é:
- Infográficos são textos visuais
- Facilitam o entendimento de um assunto
- Podem utilizar imagens, sons, gráficos, links
- São usados em redes sociais, sites, jornais, revistas, outdoors e onde mais a imaginação deixar
- A principal função do infográfico é facilitar o entendimento da informação
Os 3 tipos de infográficos que você precisa saber
Nos próximos tópicos a gente explica os 3 tipos de infográfico que você precisa conhecer para melhorar a comunicação da sua empresa.
- Infográfico estático para quem prefere não arriscar
- É o tipo mais visto entre os 3 tipos de infográficos
- Utiliza dados, números e são apresentados de forma gráfica
- Frequentemente é aquele tipo que se vê muitos nos jornais e revistas
- Funciona super bem para a mídia impressa e também para as redes sociais
- Acima de tudo é preciso ter muita clareza, já que não utiliza música ou qualquer tipo de animação
- Assim, a força dele está no conteúdo
- Infográfico animado para quem gosta de ousar
Imediatamente após o estático, o animado é um dos 3 tipos de infográficos mais usados.
- Tem música, desenhos e permitem algum tipo de interação com o público
- A interação com o público é a cereja do bolo neste tipo de infográfico
- Em contrapartida, o infográfico animado é muito mais gostoso de assistir e agrega muito valor nas redes
Acima de tudo, o mais legal é que existem aplicativos gratuitos que permitem criar infográficos bem bacanas e completos, basta dar um Google.
Nós vamos listar aqui dois que testamos e aprovamos:
Canva: definitivamente um dos aplicativos mais completos, com ele você consegue criar infográficos, posts, pequenos vídeos de forma muito profissional. O Canva possui templates prontos incríveis e que você vai se apaixonar!
Creately: em suma, é simples e intuitivo, o Creately é muito tranquilo de usar. Permite editar imagens, criar modelos personalizados e você pode usar não só pelo smartphone, mas pelo computador também.
Infográfico interativo requer profissionalismo
- A princípio, este formato é o mais versátil
- Você pode usar hyperlinks
- Fazer enquetes animadas
- Colocar músicas
- Até pensar em jogos de perguntas e respostas
- Contudo, por ser um formato mais elaborado, requer uma mão de obra profissional para a execução
- Em contrapartida o resultado vale a pena, é o formato que a gente mais gosta!
- É aquele que o seu público vai ver e compartilhar, ele atrai o olhar de um jeito que nenhum outro tipo de infográfico faz
Existem ferramentas gratuitas, mas o melhor mesmo é procurar um profissional capacitado ou uma agência. Do contrário, o resultado pode ficar amador.
Como decidir qual dos tipos de infográfico usar
Atenção sempre, nesse meio tempo é preciso pensar bem no que você quer comunicar.
- Você quer explicar como funciona um produto?
- Está falando com pessoas jovens ou idosas?
- Onde este infográfico vai estar?
Da mesma forma, uma pergunta indispensável é:
Você tem um banco de imagens? Imediatamente faça um! Ter imagens é crucial para o tipo de infográfico que você vai criar.
Outro ponto é definir a mensagem, o que ela vai transmitir. Por fim, você deve se perguntar: vou conseguir fazer este infográfico sem parecer amador?
Lembre-se sempre que o branding da sua empresa deve estar presente nos infográficos.
Afinal, dessa forma se você quiser entender melhor como uma estratégia de comunicação com infográficos pode ajudar a sua empresa, estamos aqui.
Gostaria de saber qual serviço do Ninho Digital pode te ajudar? Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!