Enfim, chegou! Mark Zuckerberg anunciou a chegada do WhatsApp Pay Brasil, primeiro país do mundo a experimentar o mais novo recurso da empresa. A funcionalidade, que permite pagamentos por meio do aplicativo, começou a funcionar gradualmente na segunda (15). Com ela, é possível transferir dinheiro e fazer compras sem precisar gerar boletos ou abrir outros aplicativos.
A ideia vai beneficiar pequenos, médios e grandes empresários que administram restaurantes ou que costumam vender produtos ou serviços pela internet. Mas como vai funcionar o pagamento via WhatsApp?
Para tirar suas dúvidas acerca do assunto, preparamos esse post com tudo que a gente já descobriu sobre o WhatsApp Pay e sua implementação no Brasil. Confira!
Como são feitas as transações no WhatssApp Pay Brasil?
Os pagamentos via WhatsApp podem acontecer por meio de cartão de crédito ou débito – desde que pertençam às instituições bancárias e empresas parceiras. Até agora a lista é composta por Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Visa e Mastercard.
O processamento das transações será feito pela Cielo e não é previsto custo adicional para pessoas físicas e consumidores. Empresas, por outro lado, precisam pagar uma taxa por pagamento recebido.
Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, afirmou que o foco principal é, de fato, a pequena empresa. A ideia é contribuir para o impulsionamento de vendas por meio de pagamento digital, “especialmente agora, com o isolamento social”, disse o executivo.
O diretor contou mais detalhes e afirmou que os pagamentos acontecerão por meio do Facebook Pay e que a ideia é que a funcionalidade se estenda para o Messenger e outros aplicativos da empresa.
Como usar o WhatsApp Pay?
Veja abaixo como utilizar o WhastApp Pay Brasil.
Consumidores e pessoas físicas
Clientes que querem utilizar o WhatsApp para realizar pagamentos precisam ter cartão de crédito ou débito das instituições citadas anteriormente. Não haverá nenhum custo extra para os consumidores.
Também é possível fazer transferências entre pessoas físicas, desde que as duas pessoas tenham conta em uma das instituições financeiras parceiras do WhatsApp. Esta transação também não terá custos para as partes envolvidas, mas deve ser feita somente por cartão de débito. As transferências acontecem no mesmo dia ou no dia útil seguinte.
Com relação ao limite, o WhatsApp Pay no Brasil vai aceitar transações de até R$ 1 mil. Cada pessoa pode receber até 20 transações por dia, sem a possibilidade de ultrapassar R$ 5 mil mensais. As transferências são liberadas por meio de uma senha ou por biometria, evitando que o usuário seja prejudicado caso o celular seja roubado ou perdido.
Empresas
Empresas que querem utilizar o recurso devem cadastrar uma conta na Cielo por meio do Facebook Pay. É preciso fornecer dados como endereço, CNPJ e conta bancária jurídica. O tempo para liberação da função é de no máximo três dias.
Não é necessário que a empresa tenha conta nas instituições bancárias parceiras e há a incidência de uma taxa de 3,99% por transação. O dinheiro cai na conta em até dois dias úteis e não há limite de transação para empresas.
E aí, gostou da novidade do WhatsApp Pay Brasil? Pretende utilizar a funcionalidade? Deixe um comentário para a gente e diga o que achou da ideia!
Gostaria de saber qual serviço do Ninho Digital pode te ajudar? Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!